OS MODELOS DE LEITURA E SEUS MÚLTIPLOS CAMINHOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Code: 210102688
8
4
Título

OS MODELOS DE LEITURA E SEUS MÚLTIPLOS CAMINHOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores(as):
  • Joanderson dos Santos Silva

    Silva, Joanderson Dos Santos

  • Maria José Adelaide da Silva

    Silva, Maria José Adelaide da

  • Andréa Morais Costa Buhler

    Buhler, Andréa Morais Costa

DOI
10.37885/210102688
Publicado em

01/04/2021

Páginas

201-211

Capítulo

16

Resumo

O processo ensino/aprendizagem de textos literários tem sido crescentemente discutido porespecialistas, principalmente pelo fato de que a escolarização da leitura dificilmente cumpre com afunção fundamental de fomentar a motivação criativa e crítica sobre os textos. Nessa trilhareflexiva, o presente trabalho tem como objetivo problematizar ideias a respeito do fenômeno dalinguagem literária no que diz respeito aos sistemas de leitura, bem como expor algunsprocedimentos do letramento literário proposto principalmente por Rildo Cosson. Há umentendimento de que pesa sobre o ensino da leitura um didatismo mecânico que termina blindandooutros modos de ler, já que o texto, além de se tornar pretexto para o ensino das regras gramaticais,é apreendido, entre outros métodos positivistas, através da aplicação de preenchimento de fichas deleitura. Dessa forma, realizaremos, sob a luz de algumas referências bibliográficas, uma série dediscussões que, sistematicamente, exponham os problemas do exercício e das abordagens de leitura,bem como apresentem alguns caminhos metodológicos para os textos. Com efeito, a nossadiscussão pretende contribuir para a ampliação das investigações sobre os modos de leitura e, porconseguinte, pretende motivar e defender um caráter mais plural para o processo de aprendizagemsobre e a partir dos textos.

Palavras-chave

Letramento Literário, Leitura, Ensino.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.