OS MODELOS DE LEITURA E SEUS MÚLTIPLOS CAMINHOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO LETRAMENTO LITERÁRIO
Joanderson dos Santos Silva
Silva, Joanderson Dos Santos
Maria José Adelaide da Silva
Silva, Maria José Adelaide da
Andréa Morais Costa Buhler
Buhler, Andréa Morais Costa
01/04/2021
201-211
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O processo ensino/aprendizagem de textos literários tem sido crescentemente discutido porespecialistas, principalmente pelo fato de que a escolarização da leitura dificilmente cumpre com afunção fundamental de fomentar a motivação criativa e crítica sobre os textos. Nessa trilhareflexiva, o presente trabalho tem como objetivo problematizar ideias a respeito do fenômeno dalinguagem literária no que diz respeito aos sistemas de leitura, bem como expor algunsprocedimentos do letramento literário proposto principalmente por Rildo Cosson. Há umentendimento de que pesa sobre o ensino da leitura um didatismo mecânico que termina blindandooutros modos de ler, já que o texto, além de se tornar pretexto para o ensino das regras gramaticais,é apreendido, entre outros métodos positivistas, através da aplicação de preenchimento de fichas deleitura. Dessa forma, realizaremos, sob a luz de algumas referências bibliográficas, uma série dediscussões que, sistematicamente, exponham os problemas do exercício e das abordagens de leitura,bem como apresentem alguns caminhos metodológicos para os textos. Com efeito, a nossadiscussão pretende contribuir para a ampliação das investigações sobre os modos de leitura e, porconseguinte, pretende motivar e defender um caráter mais plural para o processo de aprendizagemsobre e a partir dos textos.
Letramento Literário, Leitura, Ensino.
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