OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E AS PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Vanúcia Nunes Valente Calixto
Calixto, Vanúcia Nunes Valente
Francisco Sidomar Oliveira Da Silva
Silva, Francisco Sidomar Oliveira da
Aline Andréia Nicolli
Nicolli, Aline Andréia
01/04/2021
176-188
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Neste texto apresentamos uma breve discussão teórica com o intuito de estabelecer um diálogo entre o conceito de obstáculos epistemológicos e a realidade do Ensino de Ciências, na educação básica, especialmente no que se refere às práticas de leitura desenvolvidas pelos professores em suas aulas. A fundamentação teórica pauta-se, prioritariamente, em Bachelard (1996a, 1996b), Solé (1998) e Cassiani e Almeida (2005). Acreditamos que a apresentação de tal discussão possui relevância em virtude dos impactos da falta do hábito de leitura, aos alunos, aos processos de ensino e aprendizagem, à formação do pensamento científico e, consequentemente, à apropriação de conceitos científicos. Dito de outra forma, a formação de bons leitores pode resultar na superação destas dificuldades e dos obstáculos epistemológicos que limitam o aprendizado e o desenvolvimento de um espírito científico, contribuindo com a formação de uma atitude ativa dos alunos perante o conhecimento e a vida.
Epistemologia. Ensino de ciências. Práticas de leitura.
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