O USO DA LOUSA DIGITAL EM AULAS DE MATEMÁTICA APÓS FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 211006366
10
4
Título

O USO DA LOUSA DIGITAL EM AULAS DE MATEMÁTICA APÓS FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Eloisa Rosotti Navarro

    Navarro, Eloisa Rosotti

  • Marco Aurélio Kalinke

    Kalinke, Marco Aurélio

  • Luciane Ferreira Mocrosky

    Mocrosky, Luciane Ferreira

  • Marcelo Souza Motta

    Motta, Marcelo Souza

DOI
10.37885/211006366
Publicado em

31/10/2021

Páginas

205-222

Capítulo

13

Resumo

A inserção de novas tecnologias digitais em processos educacionais é uma ação constante e atual. As lousas digitais se enquadram entre as novidades tecnológicas que estão sendo inseridas nas escolas brasileiras e que precisam ter suas compreensões ampliadas. Para colaborar com esta discussão, desenvolveu-se uma pesquisa de mestrado acadêmico na qual foi oferecida formação continuada para professores de uma escola pública e, na sequência, acompanhou-se as aulas dos professores de Matemática, para verificar que tipos de uso destas lousas foram implementados. Foram acompanhadas treze aulas, ministradas por três professores e pôde-se perceber que os usos realizados das lousas digitais podem ser agrupados em três grandes categorias, a saber: apresentação interativa; exploração de atividades interativas e criação de atividades interativas. Percebeu-se, ainda, que é preciso adaptar as estruturas físicas das escolas para o uso da lousa digital nos processos educacionais e que essa tecnologia pode contribuir para a inserção da linguagem digital interativa e de atividades que privilegiem a interação e a interatividade nas aulas de Matemática.

Palavras-chave

Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Lousa Digital.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.