O TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO E SUA APLICABILIDADE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Code: 210203419
65
20
Título

O TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO E SUA APLICABILIDADE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores(as):
  • Marcos Antônio Lima dos Santos

    Santos, Marcos Antônio Lima dos

  • Graziane Ribeiro Couto

    Couto, Graziane Ribeiro

  • Sthefanne Gondim Mota

    Mota, Sthefanne Gondim

  • Nailson Silva Meneses Júnior

    Júnior, Nailson Silva Meneses

  • Aurélio de Oliveira Rocha

    Rocha, Aurélio de Oliveira

  • Lucas Menezes Dos Anjos

    Anjos, Lucas Menezes dos

  • Bruno Natan Santana Lima

    Lima, Bruno Natan Santana

  • Francielle Santos de Santana

    Santana, Francielle Santos de

  • Mellany Cristie Ramos Barros

    Barros, Mellany Cristie Ramos

  • Thaine Oliveira Lima

    Lima, Thaine Oliveira

DOI
10.37885/210203419
Publicado em

03/06/2021

Páginas

231-247

Capítulo

16

Resumo

Dentre as práticas da Odontologia Minimamente Invasiva, o protocolo do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) foi preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1994, com a finalidade de estacionar a doença cárie. Esta técnica apresenta vantagens quando comparada ao tratamento restaurador convencional, uma vez que é capaz de oferecer uma terapêutica resolutiva, minimamente invasiva, de qualidade, acessível e de baixo custo. Caracterizada pela praticidade, por dispensar o uso de equipamentos odontológicos tradicionais e de eletricidade, essa técnica contribui com o acesso aos serviços odontológicos de saúde pública e favorece a abordagem do paciente dentro de seu contexto social. Trata-se de uma revisão bibliográfica a respeito do uso do TRA e sua aplicabilidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Visto isso, o seguinte trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica a respeito do tratamento restaurador atraumático como protocolo odontológico das unidade básicas de saúde, pautando-se em evidenciar seus benefícios frente ao Sistema Único de Saúde brasileiro. Para isto, foi realizada a busca ativa nas seguintes bases de dados, Medline, PUBMED, BIREME, Google Scholar, Portal Periódicos da CAPES e Diadorim, utilizando- se de descritores, DeCS e MeSH. Mediante ao presente estudo, conclui-se que o TRA é uma prática odontológica que deve ser preconizada nos tratamentos restauradores de escolha pelo profissional em odontologia, reduzindo desta forma a inequidade nos tratamentos bucais realizados pelo SUS.

Palavras-chave

Atenção Básica em Saúde; Políticas públicas de Saúde; Saúde Bucal; Tratamento Restaurador Atraumático; Odontologia minimamente invasiva.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.