O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERCA DE COMPLICADORES DO DESEMPENHO PROFISSIONAL

Code: 240215897
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Título

O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERCA DE COMPLICADORES DO DESEMPENHO PROFISSIONAL

Autores(as):
  • Vitor Sergio De Almeida

    ALMEIDA, Vitor Sergio de

  • Fernanda Leticia Medeiros De Matos

    MATOS, Fernanda Leticia Medeiros de

DOI
10.37885/240215897
Publicado em

30/03/2024

Páginas

115-128

Capítulo

8

Resumo

O tema deste capítulo é o trabalho docente, o qual tem sido cerne de muitas reflexões e debates frente as inúmeras mudanças políticas, sociais e tecnológicas imperantes na sociedade. Sabe-se que as condições de labor docente estão estritamente relacionadas as tendências e práticas de ensinar e educar, ou seja, quando as condições de serviço estão satisfatórias (o que é um direito básico), o processo de ensino-aprendizagem tende a ser mais formativo e prazeroso tanto para os docentes quanto para os estudantes e para a comunidade escolar. O trabalho docente é uma temática ampla, sendo assim, neste texto é especificado na questão da precarização sob a ordem da excessiva carga de trabalho dentro e fora da escola, a necessidade de buscar outras rendas e os complicadores do desempenho profissional. No aparato metodológico, esse estudo é sustentado pelas pesquisas documental e bibliográfica, mais as investigações qualitativa e quantitativa. O lócus de análise foi na rede municipal de Ituiutaba, Minas Gerais, junto aos professores do Ensino Fundamental I de oito escolas, contacto estabelecido de modo presencial, por meio da aplicação de um questionário com questões discursivas e de múltipla escolha. Dentre as principais descobertas, enfatiza-se que na percepção do próprio professorado existe uma excessiva carga de trabalho dentro e fora da escola e uma necessidade de ter outras fontes de rendimento, o que implica na qualidade do serviço e de vida.

Palavras-chave

Trabalho docente, Precarização, Desempenho profissional.

Autor(a) Correspondente
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