O ENSINO DE ARITMÉTICA E A MODERNIZAÇÃO DO CURRÍCULO DAS ESCOLAS ELEMENTARES ESTADUNIDENSES NO SÉCULO XIX

Code: 210805642
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Título

O ENSINO DE ARITMÉTICA E A MODERNIZAÇÃO DO CURRÍCULO DAS ESCOLAS ELEMENTARES ESTADUNIDENSES NO SÉCULO XIX

Autor(a):
  • Alexandre Souza de Oliveira

    Oliveira, Alexandre Souza de

DOI
10.37885/210805642
Publicado em

26/02/2022

Páginas

128-145

Capítulo

10

Resumo

Neste trabalho apresentamos um estudo que busca contextualizar o ensino de aritmética nas escolas elementares estadunidense no século XIX incorporado de algumas características muito peculiares vinculadas fortemente ao método de ensino que melhor atendiam às finalidades de modernização do país. Com o objetivo de contextualizar buscamos responder: Quais os métodos e finalidades de ensino de aritmética no processo de consolidação do sistema americano de ensino no século XIX? Tendo por base documentos originais verificamos dois métodos de ensino que foram confrontados, o método dedutivo, conhecido também naquela época como “método da regra” (rule method), e o método indutivo, conduzindo a um caloroso debate. Este estudo mostra a ampliação dos programas de ensino elementar nos Estados Unidos da América no século XIX, motivada pela necessidade de propor uma revisão curricular do ensino de Matemática escolar. Essa revisão envolveu debates com objetivo de propor novos métodos de ensino, bem como formar professores que estivessem capacitados para atender por novas demandas ligadas ao comércio, à indústria e à pesquisa científica. Nesse contexto, o ensino de aritmética elementar não atendia suficientemente às demandas práticas e científicas daquela época. Nesse aspecto, a pesquisa indicou que o ensino de aritmética no último quarto do século XIX foi abordado em seu sentido mais prático, recorrendo-se a recursos que permitissem apreendê-lo por meio de sua aplicação. Esta pesquisa se baseou em documentos originais sobre os quais incidimos um olhar analítico com base nas três esferas de análise, a saber, historiográfica, epistemológica e contextual.

Palavras-chave

Ensino de Aritmética, História da Matemática, Educação Matemática, Métodos e finalidades de ensino.

Autor(a) Correspondente
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