O DIREITO A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS ACERCA D A EDUCAÇÃO ESPECIAL
Fabiana Leite De Souza
De Souza, Fabiana Leite
Ana Paula Tessaro
Tessaro, Ana Paula
José De Souza Neto
Neto, José de Souza
Tiago Oliveira De Lima
Lima, Tiago Oliveira Instituto dos Cegos de Mato Grosso- ICEMAT
Ana Paula Posenti
Posenti, Ana Paula
15/11/2023
102-123
7
Neste trabalho dialoga-se epistemologicamente, sobre o percurso histórico da estruturação da Educação Especial no Brasil, tendo como caminho teórico-metodológico a base filosófica da Pedagogia Histórico Crítica. Realizou-se uma análise reflexiva e problematizadora, referente aos diferentes significados na prática sociocultural brasileira/pedagógica, que ocorreram em diferentes períodos históricos de composição da educação brasileira. Este artigo é um recorte bibliográfico sobre o supracitado tema, ele explicita informações sobre as políticas públicas da Educação Especial, reorganização da legislação educacional brasileira, a interrelação entre educação e inclusão. A Pedagogia Histórico Crítica contribui nesta análise contextual da Educação Especial, ao proporcionar as ferramentas teóricas, praxistas, pedagógicas e metodológicas, sobre a formação cultural do ser social, a compreensão do fenômeno a partir do seu percurso histórico, a dinâmica das contradições vivenciadas pelos sujeitos envolvidos no processo da aprendizagem, o movimento de apreensão e abstração do conhecimento produzido, a defesa da dignidade humana e da educação qualitativa, seja para pessoas com ou sem deficiência.
Educação especial, Inclusão, Pedagogia Histórico- Crítica.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.