O DIREITO A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS ACERCA D A EDUCAÇÃO ESPECIAL

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Título

O DIREITO A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS ACERCA D A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores(as):
  • Fabiana Leite De Souza

  • Ana Paula Tessaro

  • José De Souza Neto

  • Tiago Oliveira De Lima

  • Ana Paula Posenti

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230914312
    Publicado em

    15/11/2023

    Páginas

    102-123

    Capítulo

    7

    Resumo

    Neste trabalho dialoga-se epistemologicamente, sobre o percurso histórico da estruturação da Educação Especial no Brasil, tendo como caminho teórico-metodológico a base filosófica da Pedagogia Histórico Crítica. Realizou-se uma análise reflexiva e problematizadora, referente aos diferentes significados na prática sociocultural brasileira/pedagógica, que ocorreram em diferentes períodos históricos de composição da educação brasileira. Este artigo é um recorte bibliográfico sobre o supracitado tema, ele explicita informações sobre as políticas públicas da Educação Especial, reorganização da legislação educacional brasileira, a interrelação entre educação e inclusão. A Pedagogia Histórico Crítica contribui nesta análise contextual da Educação Especial, ao proporcionar as ferramentas teóricas, praxistas, pedagógicas e metodológicas, sobre a formação cultural do ser social, a compreensão do fenômeno a partir do seu percurso histórico, a dinâmica das contradições vivenciadas pelos sujeitos envolvidos no processo da aprendizagem, o movimento de apreensão e abstração do conhecimento produzido, a defesa da dignidade humana e da educação qualitativa, seja para pessoas com ou sem deficiência.

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    Palavras-chave

    Educação especial, Inclusão, Pedagogia Histórico- Crítica.

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