O DIREITO A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS ACERCA D A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Code: 230914312
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Título

O DIREITO A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS ACERCA D A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores(as):
  • Fabiana Leite De Souza

    De Souza, Fabiana Leite

  • Ana Paula Tessaro

    Tessaro, Ana Paula

  • José De Souza Neto

    Neto, José de Souza

  • Tiago Oliveira De Lima

    Lima, Tiago Oliveira Instituto dos Cegos de Mato Grosso- ICEMAT

  • Ana Paula Posenti

    Posenti, Ana Paula

DOI
10.37885/230914312
Publicado em

15/11/2023

Páginas

102-123

Capítulo

7

Resumo

Neste trabalho dialoga-se epistemologicamente, sobre o percurso histórico da estruturação da Educação Especial no Brasil, tendo como caminho teórico-metodológico a base filosófica da Pedagogia Histórico Crítica. Realizou-se uma análise reflexiva e problematizadora, referente aos diferentes significados na prática sociocultural brasileira/pedagógica, que ocorreram em diferentes períodos históricos de composição da educação brasileira. Este artigo é um recorte bibliográfico sobre o supracitado tema, ele explicita informações sobre as políticas públicas da Educação Especial, reorganização da legislação educacional brasileira, a interrelação entre educação e inclusão. A Pedagogia Histórico Crítica contribui nesta análise contextual da Educação Especial, ao proporcionar as ferramentas teóricas, praxistas, pedagógicas e metodológicas, sobre a formação cultural do ser social, a compreensão do fenômeno a partir do seu percurso histórico, a dinâmica das contradições vivenciadas pelos sujeitos envolvidos no processo da aprendizagem, o movimento de apreensão e abstração do conhecimento produzido, a defesa da dignidade humana e da educação qualitativa, seja para pessoas com ou sem deficiência.

Palavras-chave

Educação especial, Inclusão, Pedagogia Histórico- Crítica.

Autor(a) Correspondente
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