O DESENVOLVIMENTO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO A PARTIR DE PROCESSOS DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Code: 230713789
Downloads
8
Views
298
Compartilhe
Título

O DESENVOLVIMENTO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO A PARTIR DE PROCESSOS DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Autor(a):
  • Paulo Roberto Serpa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230713789
    Publicado em

    30/09/2023

    Páginas

    149-166

    Capítulo

    9

    Resumo

    Esta pesquisa tem por objetivo principal, investigar se a gestão democrática pode contribuir para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento institucional da comunidade escolar. Para tanto, foram apresentados e discutidos os conceitos de pertencimento e gestão democrática no âmbito escolar. A metodologia aplicada foi qualitativa do tipo bibliográfica. Pontua-se, como resultado desta pesquisa, o entendimento de que a gestão democrática no ambiente escolar é imprescindível para que os sujeitos da comunidade educativa possam se sentir pertencentes à instituição, buscando estabelecer relações saudáveis entre a comunidade, alunos, professores e funcionários, para com a gestão institucional. O que se constitui como um desafio e, ao mesmo tempo, um compromisso frente à formação cidadãos responsáveis, sabidos dos seus direitos e deveres. Conclui-se que, para se conseguir desenvolver o sentimento de pertencimento, é necessário iniciar e intervir por processos de gestão escolar democrática.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Escola, Gestão democrática, Sentimento de pertencimento.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.