O DESENVOLVIMENTO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO A PARTIR DE PROCESSOS DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

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Título

O DESENVOLVIMENTO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO A PARTIR DE PROCESSOS DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Autor(a):
  • Paulo Roberto Serpa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230713789
    Publicado em

    30/09/2023

    Páginas

    149-166

    Capítulo

    9

    Resumo

    Esta pesquisa tem por objetivo principal, investigar se a gestão democrática pode contribuir para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento institucional da comunidade escolar. Para tanto, foram apresentados e discutidos os conceitos de pertencimento e gestão democrática no âmbito escolar. A metodologia aplicada foi qualitativa do tipo bibliográfica. Pontua-se, como resultado desta pesquisa, o entendimento de que a gestão democrática no ambiente escolar é imprescindível para que os sujeitos da comunidade educativa possam se sentir pertencentes à instituição, buscando estabelecer relações saudáveis entre a comunidade, alunos, professores e funcionários, para com a gestão institucional. O que se constitui como um desafio e, ao mesmo tempo, um compromisso frente à formação cidadãos responsáveis, sabidos dos seus direitos e deveres. Conclui-se que, para se conseguir desenvolver o sentimento de pertencimento, é necessário iniciar e intervir por processos de gestão escolar democrática.

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    Palavras-chave

    Escola, Gestão democrática, Sentimento de pertencimento.

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