O DESENVOLVIMENTO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO A PARTIR DE PROCESSOS DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Code: 230713789
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Título

O DESENVOLVIMENTO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO A PARTIR DE PROCESSOS DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Autor(a):
  • Paulo Roberto Serpa

    Serpa, Paulo Roberto.

DOI
10.37885/230713789
Publicado em

30/09/2023

Páginas

149-166

Capítulo

9

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo principal, investigar se a gestão democrática pode contribuir para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento institucional da comunidade escolar. Para tanto, foram apresentados e discutidos os conceitos de pertencimento e gestão democrática no âmbito escolar. A metodologia aplicada foi qualitativa do tipo bibliográfica. Pontua-se, como resultado desta pesquisa, o entendimento de que a gestão democrática no ambiente escolar é imprescindível para que os sujeitos da comunidade educativa possam se sentir pertencentes à instituição, buscando estabelecer relações saudáveis entre a comunidade, alunos, professores e funcionários, para com a gestão institucional. O que se constitui como um desafio e, ao mesmo tempo, um compromisso frente à formação cidadãos responsáveis, sabidos dos seus direitos e deveres. Conclui-se que, para se conseguir desenvolver o sentimento de pertencimento, é necessário iniciar e intervir por processos de gestão escolar democrática.

Palavras-chave

Escola, Gestão democrática, Sentimento de pertencimento.

Autor(a) Correspondente
Licença

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