O DESENHO DA FIGURA HUMANA: MATURIDADE INTELECTUAL DE CRIANÇAS COM 5 OU 6 ANOS

Code: 211106550
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Título

O DESENHO DA FIGURA HUMANA: MATURIDADE INTELECTUAL DE CRIANÇAS COM 5 OU 6 ANOS

Autores(as):
  • Ana Paula Brasil

    Brasil, Ana Paula

  • Arilton Martins Fonseca

    Fonseca, Arilton Martins

  • Teresa Helena Schoen

    Schoen, Teresa Helena

DOI
10.37885/211106550
Publicado em

02/12/2021

Páginas

319-334

Capítulo

19

Resumo

Introdução: As habilidades de desenho surgem durante o segundo ano de vida e aprimoram-se ao longo da infância. Objetivo: Avaliar o Desenho da Figura Humana (DFH) de crianças de 5 e 6 anos de idade. Método: Participaram do presente estudo 50 crianças da Educação Infantil de uma escola particular no município de São Paulo, sendo 27 meninos (54%) e 23 meninas (46%), 29 (58%) delas nascidas no ano de 2010 ou 21 (42%) em 2011, estando com 5 ou 6 anos de idade. Foi utilizado o teste do Desenho da Figura Humana III. Resultados: Os desenhos foram classificados como abaixo da média, de acordo com a padronização do instrumento. Embora as meninas tenham tido uma média de pontos maior que os meninos, a diferença não foi estatisticamente significante. Também não houve diferença por sexo, em relação à pontuação no DFH-III, embora tenha havido uma tendência, entre meninos e meninas mais velhas (com 6 anos) com as meninas pontuando mais alto. Conclusão: As crianças que tiveram desenhos com menos detalhes poderiam beneficiar-se de uma triagem adicional. A maioria dos problemas motores e cognitivos envolve diferentes componentes, portanto um trabalho pedagógico, visando o desenvolvimento de habilidades motoras, visuoespaciais e de Memória de Trabalho enriqueceria todo o corpo discente.

Palavras-chave

Desenho da Figura Humana, Educação Infantil, Inteligência, Grafismo.

Autor(a) Correspondente
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