O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ENTRE TRABALHADORES DE UM MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL

Code: 210504531
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Título

O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ENTRE TRABALHADORES DE UM MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL

Autores:
  • José Aderval Aragao

  • Marina Provinciali Mendonça Vieira

  • Iapunira Catarina Sant’anna Aragão

  • Felipe Matheus Sant’anna Aragão

  • Paôla Cardoso

  • Rosileide Moraes Santos

  • Marina Elizabeth Cavalcanti de Sant’anna Aragão

  • Francisco Prado Reis

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210504531
    Publicado em

    02/07/2021

    Páginas

    45-57

    Capítulo

    3

    Resumo

    O consumo de substâncias psicoativas vem sendo amplamente discutido pela literatura, e em especial o álcool. Esse tem causado enormes prejuízos aos indivíduos e à sociedade, sendo colocado como uma importante questão para a saúde pública. O objetivo deste estudo foi de levantar os hábitos de uso do consumo de álcool entre trabalhadores de um mercado público municipal, avaliando o nível de dependência e a correlação do consumo etílico com situações de risco, danos e consequências. Foi realizado um estudo descritivo, de corte transversal, sobre o padrão de consumo de álcool através do questionário AUDIT, na versão para entrevista, pois tem a vantagem de esclarecer respostas ambíguas, ser utilizado por pessoas não alfabetizadas, além de permitir feedback e orientações no momento da entrevista. Considerando que entre aqueles que o consumo de álcool é nocivo à saúde, verificou-se que 33,3% fazem de duas a quatro vezes por mês e a mesma proporção foi encontrada para quatro ou mais vezes por semana. Já entre os prováveis dependentes, 60% bebem quatro ou mais vezes por semana, 90% consomem 10 ou mais doses em cada ocasião e 50% consomem seis ou mais doses diariamente. Concluímos que o consumo de álcool entre os trabalhadores do mercado público, precisa ser mais bem explorado, conhecendo além dos índices do uso, o tipo de bebida consumida, bem como avaliar as situações que os levam a beber, além da idade de inicialização do consumo de álcool.

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    Palavras-chave

    Alcoolismo, Consumo de bebidas alcoólicas, Fatores Socioeconômicos, Promoção da saúde.

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