O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ENTRE TRABALHADORES DE UM MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL
O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ENTRE TRABALHADORES DE UM MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL
José Aderval Aragao
Marina Provinciali Mendonça Vieira
Iapunira Catarina Sant’anna Aragão
Felipe Matheus Sant’anna Aragão
Paôla Cardoso
Rosileide Moraes Santos
Marina Elizabeth Cavalcanti de Sant’anna Aragão
Francisco Prado Reis
02/07/2021
45-57
3
O consumo de substâncias psicoativas vem sendo amplamente discutido pela literatura, e em especial o álcool. Esse tem causado enormes prejuízos aos indivíduos e à sociedade, sendo colocado como uma importante questão para a saúde pública. O objetivo deste estudo foi de levantar os hábitos de uso do consumo de álcool entre trabalhadores de um mercado público municipal, avaliando o nível de dependência e a correlação do consumo etílico com situações de risco, danos e consequências. Foi realizado um estudo descritivo, de corte transversal, sobre o padrão de consumo de álcool através do questionário AUDIT, na versão para entrevista, pois tem a vantagem de esclarecer respostas ambíguas, ser utilizado por pessoas não alfabetizadas, além de permitir feedback e orientações no momento da entrevista. Considerando que entre aqueles que o consumo de álcool é nocivo à saúde, verificou-se que 33,3% fazem de duas a quatro vezes por mês e a mesma proporção foi encontrada para quatro ou mais vezes por semana. Já entre os prováveis dependentes, 60% bebem quatro ou mais vezes por semana, 90% consomem 10 ou mais doses em cada ocasião e 50% consomem seis ou mais doses diariamente. Concluímos que o consumo de álcool entre os trabalhadores do mercado público, precisa ser mais bem explorado, conhecendo além dos índices do uso, o tipo de bebida consumida, bem como avaliar as situações que os levam a beber, além da idade de inicialização do consumo de álcool.
Ler mais...Alcoolismo, Consumo de bebidas alcoólicas, Fatores Socioeconômicos, Promoção da saúde.
EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE DROGAS NO SEIO DA JUVENTUDE: DESAFIOS E MEIOS DE PREVENÇÃO
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