NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: NOVA PERCEPÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Code: 200700567
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Título

NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: NOVA PERCEPÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores(as):
  • Cláudio Firmino Arcanjo

    Arcanjo, Cláudio Firmino

  • Elder Oliveira Silva

    Silva, Elder Oliveira

  • Suelen dos Santos Ferreira

    Ferreira, Suelen dos Santos

DOI
10.37885/200700567
Publicado em

29/09/2020

Páginas

130-143

Capítulo

11

Resumo

A neurociência no campo da educação apresenta uma compreensão objetiva dos processos mentais, considerando suas estruturas e funcionamento neuroquímico na compreensão do comportamento e questões relacionadas à aprendizagem. Os neurotransmissores envolvidos nos processos mentais associados à bioquímica das emoções contribuem para o entendimento biológico do processo de ensino-aprendizagem e de diversos transtornos que alcançam o trabalho da prática pedagógica. O presente artigo tem como objetivo compreender a neurociência no campo da educação contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Se trata de um estudo de revisão bibliográfica com enfoque qualitativo. Destacou-se o impacto das neurociências no âmbito da educação e sua contribuição para ampliar o conhecimento docente, e como consequência, exigindo reformulações em sua formação e estrutura dos cursos de graduação e pós-graduação considerando os processos mentais do ponto de vista biológico. Pensar no processo de ensino-aprendizagem a partir do conhecimento neurocientífico refaz o planejamento pedagógico, com o objetivo de planejar aulas capazes de trazer satisfação e motivação aos alunos contribuindo para a produção de neurotransmissores associados ao bem-estar.

Palavras-chave

Neurociência. Educação. Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
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