NEGÓCIO A NEGÓCIO: METODOLOGIA PARA PEQUENO E MÉDIO EMPREENDEDORES

Code: 220909908
5
0
Título

NEGÓCIO A NEGÓCIO: METODOLOGIA PARA PEQUENO E MÉDIO EMPREENDEDORES

Autor(a):
  • Thais Benites Fernandes Rosa

    Rosa, Thais Benites Fernandes

DOI
10.37885/220909908
Publicado em

31/10/2022

Páginas

145-160

Capítulo

9

Resumo

As micro e pequenas empresas representam a maioria dos empreendimentos no Brasil e também contribuem cada vez mais para o crescimento da economia do país, segundo pesquisa realizada pelo G1 (2012). Neste cenário, o SEBRAE surge para apoiá-las e direcioná-las em rumo à especialização e à profissionalização, ante a concorrência constante e a ameaça de extinguir-se por falta de capital, bem como outros recursos indispensáveis para o sucesso empresarial. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise da metodologia do Programa Negócio a Negócio (2009), do SEBRAE, buscando contribuir com as ferramentas de gerenciamento e suas principais implicações na prática e performance de trabalho. Começando por descrever e identificar os itens que compõem os cadernos fornecidos, e apontar como o planejamento estratégico é a melhor opção de gestão para os microempreendedores e até mesmo para grandes empresas que por inúmeras razões não desenvolveram planejamentos estratégicos. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa documental (LOPES, 2006), descritiva (GRESSLER, 2004) e exploratória (CIRIBELLi, 2003), os quais pretendem descrever, identificar e analisar o método dos cadernos básico e intermediário, oferecidos pelo programa. Percebe-se, dessa forma, que o Programa Negócio a Negócio ofertou mudanças positivas no gerenciamento, nos processos e nas atividades realizadas nas empresas. Ao propiciar, gratuitamente, gestão empresarial para microempresas, que antes de conhecer o programa, não tinham tanta perspectiva. O programa, nesse sentido, surge como uma oportunidade única de microempresários serem protagonistas de suas carreiras, não mais gerirem de maneira amadora e despreparada. As ferramentas ofertadas pelo programa, buscam o sucesso de negócios que pareciam condenados a falir em curto prazo.

Palavras-chave

Planejamento, SEBRAE, Negócio a Negócio, Empresas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.