MULTICULTURALISMO E GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Code: 210203121
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Título

MULTICULTURALISMO E GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Autores(as):
  • Ciclene Alves da Silva

  • Maria Joselene da Silva Bento

  • Terezinha Maria Neta

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210203121
    Publicado em

    01/04/2021

    Páginas

    139-152

    Capítulo

    11

    Resumo

    O artigo discute a presença do multiculturalismo na escola e a realização de práticas educativasdemocráticas a partir do trabalho realizado pelo gestor escolar. O multiculturalismo é uma discussão que vem ganhando espaço nas atividades escolares, principalmente nas que dizem respeito às relaçõeshumanas e a valorização da identidade de cada um dos sujeitos envolvidos no ambiente educativo. No queconcerne à realização de práticas que favoreçam a melhoria da qualidade do trabalho com atividadesmulticulturais é necessário que a escola esteja pautada nos princípios democráticos de coletividade eigualdade, destacando o papel do gestor educacional para a efetivação dessas práticas. Para estesapontamentos tomaram-se como base os estudos dos teóricos: Araújo (2007), Candau (2002), Hora(2006), Libâneo (2003), Medeiros (2012), Santos (2007), Torres (2001), Touraine (1997). Autores quediscutem sobre o multiculturalismo, a democracia e a função do gestor escolar. Para atingir o objetivo deconhecer a importância do gestor diante ao multiculturalismo, realizou-se uma pesquisa de campo, atravésde um questionário semi-estruturado com a gestora de uma escola publica da rede estadual de ensino, localizada no município de Pau dos Ferros/RN, onde se constatou que o trabalho multicultural nas escolasainda acontece em passos lentos, e a escola por sua vez necessita passar por mudanças administrativas epedagógicas para conseguir oferecer uma educação multicultural com qualidade.

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    Palavras-chave

    Democracia; Gestão escolar; Multiculturalismo.

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