METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDICO NO BRASIL

Code: 240115514
1
0
Título

METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDICO NO BRASIL

Autores(as):
  • Hermes Melo Teixeira Batista

    Batista, HMT

  • Kévia Katiúcia Santos Bezerra

    Bezerra, KKS

  • João Ananias Machado Filho

    Filho, JAM

  • Lívia Maria Costa Azevedo

    Azevedo, LMC

  • Eduardo Sérgio Soares Sousa

    Sousa, ESS

  • Anne Milane Formiga Bezerra

    Bezerra, AMF

  • Eliane de Sousa Leite

    Leita, ES

  • Gilcia Maria Souza Oliveira

    Oliveira, GMS

  • Liz Marjorie Batista de Freitas Leite

    Leite, LMBF

DOI
10.37885/240115514
Publicado em

01/03/2024

Páginas

107-124

Capítulo

7

Resumo

O crescente avanço do conhecimento científico e tecnológico vem transformado rapidamente o mundo, asformas como a aprendizagem é transmitida ao aluno vem se aperfeiçoando e diversas metodologias ativas de ensinoforam acrescentadas ao arsenal do professor/tutor. Objetivo: averiguar e sintetizar o conhecimento das publicaçõescientíficas acerca do uso de metodologias ativas no curso de graduação de medicina no Brasil. Métodos: trata-se de umapesquisa exploratória, descritiva, realizada por meio de revisão integrativa (RI), desenvolvida em etapas sequenciais.Resultados: a região sudeste (n=6; 55,6%) apresenta a maior concentração de produção sobre a temática, representadapelo estado de São Paulo (n=4; 36,3%). Prevaleceram os estudos de cunho quantitativo (n=4; 44,6%), publicados no anode 2013 (n=4; 36,3%). A ideia abordada foi agrupada em três composições: produções que retratavam aspectosconcernentes à implantação/promoção da metodologia ativa, enquanto estratégia de gerenciamento da educação emcursos ou disciplinas específicas da medicina; publicações sobre a perspectiva de comparação entre a metodologia ativae outras formas de metodologia do ensino; e estudos focados na paridade entre a metodologia ativa e as demandas danova grade curricular estabelecida pelo Ministério da Educação para os cursos de medicina no Brasil. Conclusão: omodelo construtivista tem ganhado espaço na contemporaneidade e as metodologias ativas da aprendizagem, embora seapresentem de forma pontual em algumas escolas, é tendência para as escolas médicas brasileiras, exigência doMinistério da Educação e Cultura para todas as instituições de ensino médico no país.

Palavras-chave

Aprendizagem baseada em problemas, Educação de graduação em medicina, Educação em saúde

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.