MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA: CAMINHOS RISCADOS COM GIZ

Code: 230813935
3
0
Título

MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA: CAMINHOS RISCADOS COM GIZ

Autor(a):
  • Eneila Santos

    Santos, Eneila Almeida dos

DOI
10.37885/230813935
Publicado em

30/09/2023

Páginas

137-148

Capítulo

8

Resumo

Neste artigo, eu me proponho a imprimir as camadas de lembranças da profissão, narrativas datadas do passado ao presente para pensar a Educação dentro da prática, contando os fragmentos do que fiz e faço e como penso esses fazeres escolares e acadêmicos. Uma investigação inspirada na metodologia (auto) biográfica que possibilita caminhos de autonomia para a escrita autoral. Diálogo com professores pesquisador(a)(s) como Selma Garrido Pimenta (USP), Antônio Sampaio da Nóvoa (ULisboa) e Jorge Bondía Larrosa (UBarcelona) sobre saberes e os sentidos das experiências que formam a identidade professoral. E finalizo apontando caminhos já pensados e possíveis, metaforicamente, riscados com giz para a (re)formação da docência pela (trans)formação dos saberes escolares.

Palavras-chave

memórias e narrativas, história de vida, profissão professor(a).

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.