MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA: CAMINHOS RISCADOS COM GIZ
MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA: CAMINHOS RISCADOS COM GIZ
Eneila Santos
30/09/2023
137-148
8
Neste artigo, eu me proponho a imprimir as camadas de lembranças da profissão, narrativas datadas do passado ao presente para pensar a Educação dentro da prática, contando os fragmentos do que fiz e faço e como penso esses fazeres escolares e acadêmicos. Uma investigação inspirada na metodologia (auto) biográfica que possibilita caminhos de autonomia para a escrita autoral. Diálogo com professores pesquisador(a)(s) como Selma Garrido Pimenta (USP), Antônio Sampaio da Nóvoa (ULisboa) e Jorge Bondía Larrosa (UBarcelona) sobre saberes e os sentidos das experiências que formam a identidade professoral. E finalizo apontando caminhos já pensados e possíveis, metaforicamente, riscados com giz para a (re)formação da docência pela (trans)formação dos saberes escolares.
Ler mais...memórias e narrativas, história de vida, profissão professor(a).
DESAFIOS DE ENSINAR E EDUCAR NA CONTEMPORANEIDADE: ESCOLA, FAMÍLIA E PROFESSORES EM PESQUISA
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.