LITERACIA EM SAÚDE NO CONTEXTO DA INTEGRALIDADE DO CUIDADO EM ODONTOLOGIA

Code: 210504454
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Título

LITERACIA EM SAÚDE NO CONTEXTO DA INTEGRALIDADE DO CUIDADO EM ODONTOLOGIA

Autores(as):
  • Manoelito Ferreira Silva Junior

    Silva Junior, Manoelito Ferreira

  • Felipe Bittarello

    Bittarello, Felipe

  • Cristina Berger Fadel

    Fadel, Cristina Berger

  • Marília Jesus Batista

    Batista, Marília Jesus

DOI
10.37885/210504454
Publicado em

03/06/2021

Páginas

217-230

Capítulo

15

Resumo

Estudos de literacia em saúde (LS) têm ganhado destaque devido a associação da LS com comportamentos de saúde e condições clínicas, inclusive de saúde bucal. A literacia em saúde é entendida como o conjunto de competência cognitiva, social e de capacidade individual no acesso, compreensão e utilização de informações que promovam e mantenha boas condições de saúde. O seu conceito está compreendido em três dimensões: funcional, comunicativo e crítico. A LS é um marcador de desigualdades sociais e uma ferramenta de promoção da saúde. Há uma grande quantidade de instrumentos para mensurar a LS geral ou específica, como para a literacia em saúde bucal. Os profissionais de saúde e pesquisadores precisam se apropriar deste conceito e ser capazes de utilizar a LS para melhorar sua comunicação com o paciente e comunidade, e também pode contribuir para adoção de medidas de cuidado odontológico por profissionais de saúde bucal, no serviço público ou privado, em abordagem clínica ou coletiva, uni ou inter profissionalmente, e auxiliar no cuidado integral do usuário, família e comunidade.

Palavras-chave

Letramento em Saúde; Integralidade em Saúde; Cuidados Odontológicos.

Autor(a) Correspondente
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