LINGUAGEM RECEPTIVA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM PRÉ-ESCOLARES

Code: 211006404
8
5
Título

LINGUAGEM RECEPTIVA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM PRÉ-ESCOLARES

Autores(as):
  • Renata Rufino Dabbur

    Dabbur, Renata Rufino

  • Márcia Regina Fumagalli Marteleto

    Marteleto, Márcia Regina Fumagalli

  • Teresa Helena Schoen

    Schoen, Teresa Helena

DOI
10.37885/211006404
Publicado em

02/12/2021

Páginas

267-284

Capítulo

16

Resumo

Introdução: Linguagem receptiva está relacionada com o vocabulário que a criança adquire, compreende e armazena através das experiências do dia a dia a que ela é exposta, como conversas com os pais e cuidadores, contação de histórias, músicas e brincadeiras. Quanto maior a variedade de palavras, mais extenso será o vocabulário das crianças e isso irá impactar diretamente no desenvolvimento da linguagem de modo geral, da leitura e no desempenho escolar. Objetivo: Verificar se um trabalho específico com leitura de histórias e atividades didáticas aumenta o vocabulário receptivo de crianças da Educação Infantil. Método: 108 pré-escolares de uma escola municipal de educação infantil do município de São Paulo tiveram seu vocabulário receptivo avaliado por meio do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP) antes e após a intervenção. As crianças foram separadas em grupo controle e grupo estudo, segundo a turma que frequentavam. A intervenção consistiu em contação de histórias infantis e atividades diversas baseadas nestas histórias, focando no vocabulário. Resultados: Observou-se que não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos após as atividades. No entanto, houve melhora dentro das faixas de desempenho do TVIP entre as crianças do grupo estudo e nenhuma criança teve piora significante. Conclusão: A contação de histórias na rotina escolar é uma grande aliada no aprendizado de novas palavras para ampliação do vocabulário.

Palavras-chave

Estudos de Linguagem, Vocabulário, Educação Infantil, Desenvolvimento da Linguagem, Vocabulário Receptivo, Contação de Histórias

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.