LINGUAGEM RECEPTIVA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM PRÉ-ESCOLARES
Renata Rufino Dabbur
Dabbur, Renata Rufino
Márcia Regina Fumagalli Marteleto
Marteleto, Márcia Regina Fumagalli
Teresa Helena Schoen
Schoen, Teresa Helena
02/12/2021
267-284
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PROCESSOS NEUROPSICOLÓGICOS: UMA ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO
Introdução: Linguagem receptiva está relacionada com o vocabulário que a criança adquire, compreende e armazena através das experiências do dia a dia a que ela é exposta, como conversas com os pais e cuidadores, contação de histórias, músicas e brincadeiras. Quanto maior a variedade de palavras, mais extenso será o vocabulário das crianças e isso irá impactar diretamente no desenvolvimento da linguagem de modo geral, da leitura e no desempenho escolar. Objetivo: Verificar se um trabalho específico com leitura de histórias e atividades didáticas aumenta o vocabulário receptivo de crianças da Educação Infantil. Método: 108 pré-escolares de uma escola municipal de educação infantil do município de São Paulo tiveram seu vocabulário receptivo avaliado por meio do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP) antes e após a intervenção. As crianças foram separadas em grupo controle e grupo estudo, segundo a turma que frequentavam. A intervenção consistiu em contação de histórias infantis e atividades diversas baseadas nestas histórias, focando no vocabulário. Resultados: Observou-se que não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos após as atividades. No entanto, houve melhora dentro das faixas de desempenho do TVIP entre as crianças do grupo estudo e nenhuma criança teve piora significante. Conclusão: A contação de histórias na rotina escolar é uma grande aliada no aprendizado de novas palavras para ampliação do vocabulário.
Estudos de Linguagem, Vocabulário, Educação Infantil, Desenvolvimento da Linguagem, Vocabulário Receptivo, Contação de Histórias
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