LETRAMENTO A PARTIR DA TEORIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DURANTE A PANDEMIA

Code: 210805742
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Título

LETRAMENTO A PARTIR DA TEORIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DURANTE A PANDEMIA

Autores(as):
  • Leonardo Augusto Couto Finelli

    Finelli, Leonardo Augusto Couto

  • Maria Aparecida Alcantâra

    Alcantâra, Maria Aparecida

  • Érica Karine Ramos Queiroz

    Queiroz, Érica Karine Ramos

DOI
10.37885/210805742
Publicado em

01/10/2021

Páginas

56-73

Capítulo

5

Resumo

O presente capítulo reúne dados de uma revisão crítica acrescidos de uma experiência de pesquisa participante, qualitativa, de caráter exploratório para verificar a adequação da proposta de realização de oficinas de gênero textual para a melhoria do ensino da língua portuguesa para estudantes dos anos finais do ensino fundamental em situação de ensino remoto. Tal considera as contribuições e possibilidades de apropriação da teoria dos gêneros textuais para a formação docente. Para tanto realizou-se uma abordagem de cunho qualitativo, na reflexão sobre o conceito de gênero textual desenvolvida no campo dos estudos do texto e do discurso. Essa foi compartilhada com acadêmicos do sétimo período do curso de Letras – Português que a desenvolveram em forma de oficinas para a aplicação em seu Estágio Curricular Supervisionado a escolares do ensino médio. Os resultados consideram a reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa na área da Linguística Aplicada, a partir do referencial do Interacionismo Sociodiscursivo. Reconheceu-se que, uma prática docente sustentada apenas a partir da teoria demonstra é insuficiente para o adequado processo de letramento. E ainda que a importância da prática docente atenta às normas do sistema da língua, mas também se faz necessário o compromisso do professor com a reflexão consistente e consciente sobre a linguagem real na sua perspectiva social, dialógica. Nessa perspectiva, chamamos atenção para o fato de que o conhecimento da teoria é pressuposto para a prática docente de modo que as metodologias de ensino se tornem práticas eficazes, no contexto sala de aula, se utilizadas com propriedade teórica. Sendo assim, toda prática docente eficiente é produto de uma base teórica consistente.

Palavras-chave

Gênero textual. Ensino de língua. Formação docente. Estágio Supervisionado.

Autor(a) Correspondente
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