INTERGERACIONALIDADE EM BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES COM A COBRA BOIÚNA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JOÃO E MARIA E NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE

Code: 240215754
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Título

INTERGERACIONALIDADE EM BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES COM A COBRA BOIÚNA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JOÃO E MARIA E NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE

Autores(as):
  • Nubia Pereira Brito Oliveira

    Oliveira, Nubia Pereira Brito

  • Neila Barbosa Osório

    Osório, Neila Barbosa

  • Luiz Sinésio Silva Neto

    Silva Neto, Luiz Sinésio

  • Marlon Santos De Oliveira Brito

    Brito, Marlon Santos de Oliveira

  • Luciene Ferreira Alves Poerschke

    Poerschke, Luciene Ferreira Alves

  • Jussara Martins Amorim

    Amorim, Jussara Martins

  • Lilian Patricia Mourão Veras

    Veras, Lilian Patricia Mourão

  • Cleide De Moura Nunes

    Nunes, Cleide de Moura

  • Carla Kalinca Mourão Verás

    Verás, Carla Kalinca Mourão

  • Elisabete Antonia Pereira Carneiro

    Carneiro, Elisabete Antonia Pereira

DOI
10.37885/240215754
Publicado em

30/03/2024

Páginas

49-58

Capítulo

4

Resumo

Brincadeiras e Interações com a Boiúna é uma iniciativa bem-sucedida do Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria, unidade da Rede Municipal de Educação Infantil de Palmas, com crianças, familiares e professores da turma Pré-Escolar 2, junto com a Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins. A prática educativa intergeracional objetiva seguir o Projeto Político Pedagógico da unidade e abrange tanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) quanto a parte diversificada. O projeto visa oferecer uma educação pública de qualidade e equidade, alinhada aos desafios contemporâneos da aprendizagem de crianças, em práticas educativas intergeracionais com pessoas idosas. A fundamentação teórica se baseia em referenciais que orientam experiências que contemplam crianças e pessoas idosas no ambiente familiar, escolar e comunitário, e promovem aprendizado e desenvolvimento integral dos participantes. A metodologia qualitativa, com abordagem fenomenológica, trata-se de um estudo de caso, de projeto que envolve brincadeiras e interações com uma cobra gigante, feita de tecido não tecido (TNT), na cor verde, além de outras ações adequadas às faixas etárias e que promovem o protagonismo das crianças e pessoas idosas em seus processos de aprendizagem. As conclusões alcançam práticas de gestores e professores de Educação Infantil que valorizam a diversidade cultural e contribuem para a formação de indivíduos conscientes e respeitosos, ao desempenharem um papel crucial na consolidação de conhecimentos da Educação em práticas que valorizam a cultura da região.

Palavras-chave

Educação intergeracional; Educação ao longo da vida; Práticas Educativas; Educação Infantil.

Autor(a) Correspondente
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