INTERGERACIONALIDADE EM BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES COM A COBRA BOIÚNA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JOÃO E MARIA E NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE
Nubia Pereira Brito Oliveira
Oliveira, Nubia Pereira Brito
Neila Barbosa Osório
Osório, Neila Barbosa
Luiz Sinésio Silva Neto
Silva Neto, Luiz Sinésio
Marlon Santos De Oliveira Brito
Brito, Marlon Santos de Oliveira
Luciene Ferreira Alves Poerschke
Poerschke, Luciene Ferreira Alves
Jussara Martins Amorim
Amorim, Jussara Martins
Lilian Patricia Mourão Veras
Veras, Lilian Patricia Mourão
Cleide De Moura Nunes
Nunes, Cleide de Moura
Carla Kalinca Mourão Verás
Verás, Carla Kalinca Mourão
Elisabete Antonia Pereira Carneiro
Carneiro, Elisabete Antonia Pereira
30/03/2024
49-58
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Brincadeiras e Interações com a Boiúna é uma iniciativa bem-sucedida do Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria, unidade da Rede Municipal de Educação Infantil de Palmas, com crianças, familiares e professores da turma Pré-Escolar 2, junto com a Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins. A prática educativa intergeracional objetiva seguir o Projeto Político Pedagógico da unidade e abrange tanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) quanto a parte diversificada. O projeto visa oferecer uma educação pública de qualidade e equidade, alinhada aos desafios contemporâneos da aprendizagem de crianças, em práticas educativas intergeracionais com pessoas idosas. A fundamentação teórica se baseia em referenciais que orientam experiências que contemplam crianças e pessoas idosas no ambiente familiar, escolar e comunitário, e promovem aprendizado e desenvolvimento integral dos participantes. A metodologia qualitativa, com abordagem fenomenológica, trata-se de um estudo de caso, de projeto que envolve brincadeiras e interações com uma cobra gigante, feita de tecido não tecido (TNT), na cor verde, além de outras ações adequadas às faixas etárias e que promovem o protagonismo das crianças e pessoas idosas em seus processos de aprendizagem. As conclusões alcançam práticas de gestores e professores de Educação Infantil que valorizam a diversidade cultural e contribuem para a formação de indivíduos conscientes e respeitosos, ao desempenharem um papel crucial na consolidação de conhecimentos da Educação em práticas que valorizam a cultura da região.
Educação intergeracional; Educação ao longo da vida; Práticas Educativas; Educação Infantil.
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