INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING COMPETITIVO NA RETENÇÃO DE CLIENTES: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA

Code: 220809729
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Título

INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING COMPETITIVO NA RETENÇÃO DE CLIENTES: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA

Autor(a):
  • Janete Lay Horacio Camasso

    Camasso, Janete Lay Horacio

DOI
10.37885/220809729
Publicado em

31/10/2022

Páginas

115-126

Capítulo

7

Resumo

O presente Artigo tem como finalidade, analisar as diferentes informações geradas pela Influencia das estratégias de Marketing competitivo na retenção de Clientes. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva por meio de colecta de dados bibliográficos para elucidar e confrontar as teorias que abordam a respeito. Os resultados deste estudo mostram que não existe um consenso no debate teórico, acerca de como as estratégias de Marketing competitivo influenciam na retenção de clientes. Porem, a grande relação existente entre as teorias é que o diferencial entre as empresas começa quando uma decide criar mais valor para o cliente como uma estratégia competitiva de retenção. Um dos grandes desafios do marketing é compreender como o comportamento do consumidor é influenciado. Se a empresa consegue superar as expectativas do cliente, este ficará muito satisfeito e haverá grande chance de retê-lo. Contudo é crucial que as empresas desenvolvam programas de fidelidade usando uma série de ferramentas de marketing específicas para desenvolver relações mais fortes com seus clientes.

Palavras-chave

Estratégias de Marketing, Retenção de Clientes, Satisfação.

Autor(a) Correspondente
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