FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES REFLEXIVOS PARA A INTERAÇÃO E A BRINCADEIRA
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES REFLEXIVOS PARA A INTERAÇÃO E A BRINCADEIRA
Ione Da Silva Guterres
Josélia De Jesus Araújo Braga De Oliveira
José Carlos De Melo
24/11/2023
103-119
6
Nesta investigação objetivamos analisar como são organizadas as formações continuadas das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras. A problemática segue o seguinte questionamento: Como são organizadas as formações continuadas das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras? Para isso no percurso metodológico, optamos pela abordagem qualitativa, com pesquisa exploratória. Os instrumentos de coleta de dados deram-se pela aplicação do formulário Google Forms para 07 sujeitos, pois a pesquisa exploratória ocorreu no período pandêmico, nos meses de agosto de 2020 a janeiro de 2021. Assim sendo, consolidamos a nossa fundamentação com autores que tratam do brincar na infância, como: Kishimoto (2010; 2011), Friedman (2012), Almeida (2014) e os autores que apontam a importância da formação na constituição do educador, conforme a saber: Papi (2005), Imbernón (2011), Gauthier (2013), Tardif (2014). Por se tratar de um estudo relevante no contexto da formação continuada na infância, que tem como meta possibilitar as educadoras conhecimentos para que as interações e as brincadeiras sejam norteadoras da prática docente, os resultados comprovam que existem desafios a serem, tanto pelas docentes quanto a equipe pedagógica no tocante a melhoria do processo formativo em foco.
Ler mais...Formação Continuada, Educação Infantil, Interações e Brincadeiras.
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