FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES REFLEXIVOS PARA A INTERAÇÃO E A BRINCADEIRA

Code: 230512994
Downloads
2
Views
4
Compartilhe
Título

FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES REFLEXIVOS PARA A INTERAÇÃO E A BRINCADEIRA

Autores(as):
  • Ione Da Silva Guterres

  • Josélia De Jesus Araújo Braga De Oliveira

  • José Carlos De Melo

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230512994
    Publicado em

    24/11/2023

    Páginas

    103-119

    Capítulo

    6

    Resumo

    Nesta investigação objetivamos analisar como são organizadas as formações continuadas das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras. A problemática segue o seguinte questionamento: Como são organizadas as formações continuadas das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras? Para isso no percurso metodológico, optamos pela abordagem qualitativa, com pesquisa exploratória. Os instrumentos de coleta de dados deram-se pela aplicação do formulário Google Forms para 07 sujeitos, pois a pesquisa exploratória ocorreu no período pandêmico, nos meses de agosto de 2020 a janeiro de 2021. Assim sendo, consolidamos a nossa fundamentação com autores que tratam do brincar na infância, como: Kishimoto (2010; 2011), Friedman (2012), Almeida (2014) e os autores que apontam a importância da formação na constituição do educador, conforme a saber: Papi (2005), Imbernón (2011), Gauthier (2013), Tardif (2014). Por se tratar de um estudo relevante no contexto da formação continuada na infância, que tem como meta possibilitar as educadoras conhecimentos para que as interações e as brincadeiras sejam norteadoras da prática docente, os resultados comprovam que existem desafios a serem, tanto pelas docentes quanto a equipe pedagógica no tocante a melhoria do processo formativo em foco.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Formação Continuada, Educação Infantil, Interações e Brincadeiras.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar