FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES REFLEXIVOS PARA A INTERAÇÃO E A BRINCADEIRA

Code: 230512994
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Título

FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES REFLEXIVOS PARA A INTERAÇÃO E A BRINCADEIRA

Autores(as):
  • Ione Da Silva Guterres

    Guterres, Ione Da Silva

  • Josélia De Jesus Araújo Braga De Oliveira

    Oliveira, Josélia de Jesus Araújo Braga de

  • José Carlos De Melo

    Melo, José Carlos de

DOI
10.37885/230512994
Publicado em

24/11/2023

Páginas

103-119

Capítulo

6

Resumo

Nesta investigação objetivamos analisar como são organizadas as formações continuadas das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras. A problemática segue o seguinte questionamento: Como são organizadas as formações continuadas das educadoras da infância no contexto das interações e brincadeiras? Para isso no percurso metodológico, optamos pela abordagem qualitativa, com pesquisa exploratória. Os instrumentos de coleta de dados deram-se pela aplicação do formulário Google Forms para 07 sujeitos, pois a pesquisa exploratória ocorreu no período pandêmico, nos meses de agosto de 2020 a janeiro de 2021. Assim sendo, consolidamos a nossa fundamentação com autores que tratam do brincar na infância, como: Kishimoto (2010; 2011), Friedman (2012), Almeida (2014) e os autores que apontam a importância da formação na constituição do educador, conforme a saber: Papi (2005), Imbernón (2011), Gauthier (2013), Tardif (2014). Por se tratar de um estudo relevante no contexto da formação continuada na infância, que tem como meta possibilitar as educadoras conhecimentos para que as interações e as brincadeiras sejam norteadoras da prática docente, os resultados comprovam que existem desafios a serem, tanto pelas docentes quanto a equipe pedagógica no tocante a melhoria do processo formativo em foco.

Palavras-chave

Formação Continuada, Educação Infantil, Interações e Brincadeiras.

Autor(a) Correspondente
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