FORMAÇÃO DOCENTE: ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Code: 210906264
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Título

FORMAÇÃO DOCENTE: ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores(as):
  • Ariane Luzia dos Santos

    Santos, Ariane Luzia dos

  • Maria do Carmo de Sousa

    Sousa, Maria do Carmo de

DOI
10.37885/210906264
Publicado em

31/10/2021

Páginas

173-181

Capítulo

10

Resumo

Este artigo versa sobre a importância de estudar a perspectiva histórico-cultural como referencial teórico na formação dos professores que irão lecionar Matemática na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa é analisar os programas de ensino de disciplinas que tratam de conteúdos, metodologias e práticas de ensino de Matemática em alguns cursos de graduação em Pedagogia de universidades públicas paulistas com o intuito de identificar as temáticas que podem contribuir para os futuros professores se apropriarem dos referenciais teóricos da Educação Matemática na perspectiva da teoria histórico-cultural. Dentre as oito disciplinas analisadas, apenas três disciplinas abordam de forma explícita itens da Educação Matemática na perspectiva histórico-cultural. Assim, faz-se necessário a mudança do processo de formação docente, especialmente, no que diz respeito à preferência por instrumentos didáticos mediadores.

Palavras-chave

Pedagogia, Educação Matemática, Histórico-cultural.

Autor(a) Correspondente
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