ESTUDO DOS EFEITOS LETAIS E SUBLETAIS DO SEDIMENTO EM AMBIENTES LÓTICOS A MONTANTE E A JUSANTE DA BARRAGEM DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE PARA CERIODAPHNIA DUBIA (CLADOCERA: CRUSTACEA) E BRANCHIURA SOWERBYI (OLIGOCHAETA: TUBIFICIDAE).

Code: 210404283
5
4
Título

ESTUDO DOS EFEITOS LETAIS E SUBLETAIS DO SEDIMENTO EM AMBIENTES LÓTICOS A MONTANTE E A JUSANTE DA BARRAGEM DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE PARA CERIODAPHNIA DUBIA (CLADOCERA: CRUSTACEA) E BRANCHIURA SOWERBYI (OLIGOCHAETA: TUBIFICIDAE).

Autores(as):
  • Kelly Cristine Constantino Rios

    Constantino Rios, Kelly Cristine

  • Katia Kopp

    Kopp, Katia

  • Karina Pinheiro dos Santos

    Santos, Karina Pinheiro dos

  • Laís Simões de Moura

    Moura, Laís Simões de

  • Magali Aparecida de Brito Silva Lima

    Lima, Magali Aparecida de Brito Silva

DOI
10.37885/210404283
Publicado em

03/06/2021

Páginas

146-160

Capítulo

12

Resumo

O monitoramento ambiental de um ecossistema hídrico por meio das avaliações químicas de poluentes remete a quantidade e a qualidade desses poluentes nos diversos compartimentos do sistema, mas não fornece informações a respeito dos efeitos sobre as comunidades expostas e sobre o funcionamento do sistema sujeito a poluição. Um compartimento de grande importância para avaliação da qualidade de um ecossistema aquático se trata do sedimento, devido ao fato dessa região poder ser um reservatório muito importante de toxicantes. Nesse sentido esse trabalho busca avaliar a qualidade e riscos ambientais dos sedimentos, por meio de análises ecotoxicológicas do sedimento do Ribeirão João Leite e dois de seus afluentes, a montante e a jusante de uma barragem de abastecimento público, com organismos Branchiura sowerbyi, (OLIGOCHAETA: TUBIFICIDAE) e Ceriodaphnia dubia (CLADOCERA: CRUSTACEA). Considerando os resultados dos testes de toxicidade (interface sedimento/água, água intersticial e sedimento total) constata-se que as amostras dos pontos 18 e 19 (tributários do João Leite - Jurubatuba e Córrego Pedreiras - que estão localizadas em áreas urbanas e possuem um alto grau de antropização) podem causar efeitos adversos à biota, nota-se também que em tais amostras ocorreram efeitos de subletalidade para Ceriodaphnia dubia e Branchiura sowerbyi. Os ensaios não demostraram efeitos de letalidade.

Palavras-chave

Sedimento, toxicidade, Branchiura sowerbyi, Ceriodaphnia dubia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.