ESCALAS BAYLEY: RASTREIO NEUROMOTOR EM CRIANÇAS BEM PEQUENAS

Code: 211006503
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Título

ESCALAS BAYLEY: RASTREIO NEUROMOTOR EM CRIANÇAS BEM PEQUENAS

Autores(as):
  • Teresa Helena Schoen

    Schoen, Teresa Helena

  • Ailton Takayama

    Takayama, Ailton

  • Isabel Cristina Barros Pinto

    Pinto, Isabel Cristina Barros

  • Juliana Valadão Tonelo

    Tonelo, Juliana Valadão

  • Márcia Regina Fumagalli Marteleto

    Marteleto, Márcia Regina Fumagalli

DOI
10.37885/211006503
Publicado em

02/12/2021

Páginas

179-195

Capítulo

11

Resumo

Introdução: Ocorrem mudanças muito rápidas e significativas nas habilidades motoras nos primeiros anos de vida. Algumas delas são consideradas marcos para o desenvolvimento, indicativos da normalidade. As conquistas na área motora são mais facilmente observadas pelos cuidadores de crianças pequenas. Objetivo: Identificar comportamentos indicativos do desenvolvimento motor presentes nas idades de 12, 18 e 24 meses. Método: Participaram deste estudo 60 crianças moradoras de um município da Grande São Paulo, divididas em três grupos: G1 (20 crianças de 11, 12e 13 meses); G2 (22 crianças de 17, 18 e 19 meses); e G3 (18 crianças de 23, 24 e 25 meses). O instrumento usado para avaliar as crianças foi a Escala Bayley 2 de Desenvolvimento Infantil (The Bayley Scale of Mental Development). A Bayley-II é uma ferramenta para identificar, medir e avaliar o desenvolvimento de crianças. A Bayley 2 foi aplicada individualmente, no próprio domicílio da criança. Foi considerado como item de entrada para a aplicação do instrumento, o item inicial de duas faixas etárias anteriores. Resultados: Os resultados são apresentados de forma descritiva, com a porcentagem das crianças que apresentam o comportamento. Os resultados mostram que, em sua maioria, as crianças estão se desenvolvendo dentro da normalidade. Observando os itens comuns nas três faixas etárias, observa-se um incremento na realização das tarefas solicitadas com o aumento da idade. Conclusão: No entanto, algumas crianças, na sua particularidade, não adquiriram o comportamento motor esperado para sua faixa etária. Embora, sem esquecer que cada um se desenvolve em seu próprio ritmo, existem comportamentos marcos do desenvolvimento que são sinais indicativos de alterações desenvolvimentais.

Palavras-chave

Criança, Educação Infantil, Atividade Motora, Crescimento e Desenvolvimento, Desempenho Psicomotor.

Autor(a) Correspondente
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