ESCALAS BAYLEY: RASTREIO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS

Code: 211006437
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Título

ESCALAS BAYLEY: RASTREIO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS

Autores(as):
  • Márcia Regina Fumagalli Marteleto

    Marteleto, Márcia Regina Fumagalli

  • Ailton Takayama

    Takayama, Ailton

  • Isabel Cristina Barros Pinto

    Pinto, Isabel Cristina Barros

  • Juliana Valadão Tonelo

    Tonelo, Juliana Valadão

  • Teresa Helena Schöen

    Schöen, Teresa Helena

DOI
10.37885/211006437
Publicado em

02/12/2021

Páginas

158-178

Capítulo

10

Resumo

Introdução: Percebe-se um interesse cada vez maior acerca da compreensão sobre o recém-nascido, suas habilidades iniciais e o aprimoramento dessas dada a crescente constatação da importância das experiências iniciais no desenvolvimento. O desenvolvimento das habilidades cognitivas refere-se ao processo de crescimento e mudança na capacidade intelectual que engloba o pensamento, o raciocínio e a compreensão. Os bebês constroem suas capacidades motoras, perceptivas, socioemocionais e a linguagem como base para o desenvolvimento cognitivo (Serrano,2018). Objetivo: Identificar comportamentos indicativos do desenvolvimento cognitivo presentes nas idades de 12, 18 e 24 meses. Método: Participaram deste estudo 60 crianças moradoras de um município da Grande São Paulo, divididas em três grupos: G1 (15 crianças de 11, 12e 13 meses); G2 (25 crianças de 17, 18 e 19 meses); e G3 (20 crianças de 23, 24 e 25 meses). O instrumento usado para avaliar as crianças foi a Escala Bayley 2 de Desenvolvimento Infantil (The Bayley Scale of Mental Development). A Bayley-II é uma ferramenta para identificar, medir e avaliar o desenvolvimento de crianças. A Bayley 2 foi aplicada individualmente, no próprio domicílio da criança. Foi considerado como item de entrada para a aplicação do instrumento, o item inicial de duas faixas etárias anteriores. Resultados: Foram apresentados de forma descritiva, com a porcentagem das crianças que apresentam o comportamento. Os resultados mostram que, em sua maioria, as crianças de 12 a 19 meses estão se desenvolvendo dentro da normalidade. Conclusão: As crianças de 23 a 25 meses apresentaram risco para o desenvolvimento cognitivo.

Palavras-chave

Desenvolvimento cognitivo, Habilidades cognitivas, Bebês, Escala Bayley.

Autor(a) Correspondente
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