ESCALAS BAYLEY: RASTREIO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS
Márcia Regina Fumagalli Marteleto
Marteleto, Márcia Regina Fumagalli
Ailton Takayama
Takayama, Ailton
Isabel Cristina Barros Pinto
Pinto, Isabel Cristina Barros
Juliana Valadão Tonelo
Tonelo, Juliana Valadão
Teresa Helena Schöen
Schöen, Teresa Helena
02/12/2021
158-178
10
PROCESSOS NEUROPSICOLÓGICOS: UMA ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO
Introdução: Percebe-se um interesse cada vez maior acerca da compreensão sobre o recém-nascido, suas habilidades iniciais e o aprimoramento dessas dada a crescente constatação da importância das experiências iniciais no desenvolvimento. O desenvolvimento das habilidades cognitivas refere-se ao processo de crescimento e mudança na capacidade intelectual que engloba o pensamento, o raciocínio e a compreensão. Os bebês constroem suas capacidades motoras, perceptivas, socioemocionais e a linguagem como base para o desenvolvimento cognitivo (Serrano,2018). Objetivo: Identificar comportamentos indicativos do desenvolvimento cognitivo presentes nas idades de 12, 18 e 24 meses. Método: Participaram deste estudo 60 crianças moradoras de um município da Grande São Paulo, divididas em três grupos: G1 (15 crianças de 11, 12e 13 meses); G2 (25 crianças de 17, 18 e 19 meses); e G3 (20 crianças de 23, 24 e 25 meses). O instrumento usado para avaliar as crianças foi a Escala Bayley 2 de Desenvolvimento Infantil (The Bayley Scale of Mental Development). A Bayley-II é uma ferramenta para identificar, medir e avaliar o desenvolvimento de crianças. A Bayley 2 foi aplicada individualmente, no próprio domicílio da criança. Foi considerado como item de entrada para a aplicação do instrumento, o item inicial de duas faixas etárias anteriores. Resultados: Foram apresentados de forma descritiva, com a porcentagem das crianças que apresentam o comportamento. Os resultados mostram que, em sua maioria, as crianças de 12 a 19 meses estão se desenvolvendo dentro da normalidade. Conclusão: As crianças de 23 a 25 meses apresentaram risco para o desenvolvimento cognitivo.
Desenvolvimento cognitivo, Habilidades cognitivas, Bebês, Escala Bayley.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.