ENTÃO SEGUIMOS A DICOTOMIA: NÓS VAMOS SEGUIR O CURRÍCULO, OU NÓS VAMOS TRABALHAR CONTEÚDO DO ENEM?
ENTÃO SEGUIMOS A DICOTOMIA: NÓS VAMOS SEGUIR O CURRÍCULO, OU NÓS VAMOS TRABALHAR CONTEÚDO DO ENEM?
Thaiza Aparecida Da Silva
30/09/2023
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Neste trabalho pretendo elucidar os princípios que norteiam as escolhas de conteúdo de uma professora de língua inglesa do 3º ano do ensino médio. A professora atua na rede pública estadual. O objetivo é investigar (i) a autonomia que ela acredita ter para desempenhar suas práticas e (ii) a ‘obrigação’ (ou não) que ela tem em abordar conteúdo extra ao do indicado ao terceiro ano devido ao ENEM. Para tanto, foi analisado um excerto do discurso da professora em relação à sua prática de ensino no terceiro ano do ensino médio. Os dados apontam que a professora acredita ter autonomia para escolher o conteúdo que ela trabalha no terceiro ano, mas ao mesmo tempo, demonstra ter que direcionar suas aulas para a preparação dos alunos ao ENEM. A análise do discurso da professora nos leva a acreditar que a autonomia que ela deveria ter, está na verdade, vinculada ao teste estandardizado do ENEM.
Ler mais...Autonomia, Inglês, Escola Pública, Testes Estandardizados.
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