ENTÃO SEGUIMOS A DICOTOMIA: NÓS VAMOS SEGUIR O CURRÍCULO, OU NÓS VAMOS TRABALHAR CONTEÚDO DO ENEM?

Code: 230914320
2
0
Título

ENTÃO SEGUIMOS A DICOTOMIA: NÓS VAMOS SEGUIR O CURRÍCULO, OU NÓS VAMOS TRABALHAR CONTEÚDO DO ENEM?

Autor(a):
  • Thaiza Aparecida Da Silva

    Silva, Thaiza Aparecida Da

DOI
10.37885/230914320
Publicado em

30/09/2023

Páginas

88-99

Capítulo

5

Resumo

Neste trabalho pretendo elucidar os princípios que norteiam as escolhas de conteúdo de uma professora de língua inglesa do 3º ano do ensino médio. A professora atua na rede pública estadual. O objetivo é investigar (i) a autonomia que ela acredita ter para desempenhar suas práticas e (ii) a ‘obrigação’ (ou não) que ela tem em abordar conteúdo extra ao do indicado ao terceiro ano devido ao ENEM. Para tanto, foi analisado um excerto do discurso da professora em relação à sua prática de ensino no terceiro ano do ensino médio. Os dados apontam que a professora acredita ter autonomia para escolher o conteúdo que ela trabalha no terceiro ano, mas ao mesmo tempo, demonstra ter que direcionar suas aulas para a preparação dos alunos ao ENEM. A análise do discurso da professora nos leva a acreditar que a autonomia que ela deveria ter, está na verdade, vinculada ao teste estandardizado do ENEM.

Palavras-chave

Autonomia, Inglês, Escola Pública, Testes Estandardizados.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.