EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL: AVANÇOS E RETROCESSOS AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Lívia Késsia da Silva Rocha Soares
Soares, Lívia Késsia da Silva Rocha
Adine da Silva Ramos
Ramos, Adine da Silva
Enia Maria Ferst
Ferst, Enia Maria
Graciete Barros Silva
Silva, Graciete Barros
01/04/2021
125-138
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O objetivo deste artigo é trazer um retrospecto histórico e político da educação escolar indígena no Brasil com o enfoque a partir da década de 70 até os dias atuais, tomando como referência documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB-Lei 9394/96, o Referencial Nacional Curricular para as Escolas Indígenas-RCNEI e a Constituição de 1988. Tendo em vista as lutas e os movimentos ao longo da história da educação brasileira, procuramos responder o seguinte problema de pesquisa: Quais foram os avanços e os retrocessos da educação escolar indígena para se alcançar uma educação diferenciada e de qualidade ao longo da história da educação brasileira? Nessa perspectiva, destacando as lutas dos povos indígenas por uma educação específica que deveria contemplar os aspectos históricos, sociais e culturais, este trabalho busca apresentar as concepções pedagógicas que nortearam a educação escolar indígena no Brasil. Diante disso, buscamos compreender o modelo educacional das escolas indígenas em defesa da identidade cultural, linguística e étnica. Realizamos ainda, uma entrevista com professores de uma escola indígena localizada na comunidade indígena do Contão, em Roraima, a fim de discutir alguns contrapontos da educação escolar indígena atualmente. Os resultados indicam que a educação escolar indígena perpassou por diferentes abordagens, entre eles etnocêntrica, bilíngue, comunitária, e ainda teve as concepções tradicionais e tecnicistas norteando em dois períodos da história da educação brasileira.
Educação Escolar Indígena. Identidade. Concepções Pedagógicas
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