EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO ONILATERAL: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO ARTICULADOR
EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO ONILATERAL: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO ARTICULADOR
Fabiana Leite De Souza
Ilma Ferreira Machado
Odimar João Peripolli
15/11/2023
48-63
4
Este trabalho dialoga sobre a imbricação produzida entre a educação do campo e a formação onilateral, que pode ser sistematizada no projeto político-pedagógico da escola do campo. Os pressupostos teóricos-metodológicos para a realização deste trabalho foram buscados no materialismo histórico dialético e na pesquisa qualitativa; o instrumento para coleta dos dados constou de uma análise documental. O campo empírico para analisar a relação existente entre os dois conceitos citados acima foi a Escola Estadual do Campo “Madre Cristina”, que fica localizada no Assentamento Roseli Nunes - vinculado ao MST, no Município de Mirassol D´ Oeste-MT. A análise do PPP dessa escola ocorreu na disciplina Organização do Trabalho Pedagógico em Contexto Escolares e Não escolares, no curso de Mestrado em Educação, na UNEMAT campus de Cáceres. Os resultados dessa pesquisa apontam que o PPP da escola analisada, em suas proposições filosóficas e epistemológicas, procura articular as concepções de educação do campo e formação onilateral. Com este trabalho concluímos que a educação do campo ao visar uma formação onilateral, oportuniza uma formação para as diversas potencialidades, possibilidades e capacidades do ser social em sua totalidade, articulando as dimensões humanas, políticas e técnicas, escola e vida sociocultural e produtiva no assentamento.
Ler mais...Formação Onilateral, Educação do Campo, Projeto Político Pedagógico, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
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