DO IMPRESSO À PELÍCULA: TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E CONFIGURAÇÕES DA(HOMO) AFETIVIDADE FEMININA EM A COR PÚRPURA, DE ALICE WALKER

Code: 210203004
26
3
Título

DO IMPRESSO À PELÍCULA: TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E CONFIGURAÇÕES DA(HOMO) AFETIVIDADE FEMININA EM A COR PÚRPURA, DE ALICE WALKER

Autores(as):
  • Edimar Pereira da Silva

    Silva, Edimar Pereira da

  • Ariovaldo Lopes Pereira

    Pereira, Ariovaldo Lopes

  • Débora Cristina Santos e Silva

    Silva, Débora Cristina Santos e

DOI
10.37885/210203004
Publicado em

01/04/2021

Páginas

110-124

Capítulo

9

Resumo

O presente estudo visa tecer uma reflexão a respeito dos elementos do diálogo intersemiótico entre o romance epistolar A Cor Púrpura, de Alice Walker (1982) e a adequação fílmica, homônima à obra, digirida por Steven Spielberg (1985). Nesse sentido, objetiva-se, assim, promover um diálogo entre essas duas formas de produção cultural, visando indicar as aproximações e convergências da temática da (homo)afetividade feminina presente nas relações decorrentes do intercâmbio entre as obras desses autores. Para tanto, embasamo-nos nas teorias de Hall (2006); Foucault (2006); Bourdieu (2009) e Butler (2010), ao discorrerem sobre questões de identidade, gênero e sexualidade, com a finalidade de reportarmos tais implicações relevantes atualizando-as ao contexto da contemporaneidade. Como resultado, podemos afirmar que, a partir da utilização do método histórico-comparativo, devido à natureza do objeto investigado, foi possível inferir a associação da configuração sexual evidenciada no jogo entre Literatura e Cinema, explorando a questão da homossexualidade feminina no sentido da afetividade e não propriamente da sexualidade em si.

Palavras-chave

Intersemiótica. Literatura. Cinema. (Homo)afetividade feminina.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.