DISCRIMINAÇÃO ENTRE MÉIS DE MELIPONA SP. E APIS MELLIFERA COMERCIALIZADOS EM ITAITUBA-PA PORMEIO DA CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E ANTIOXIDANTE ASSOCIADOS À ANÁLISE POR COMPONENTESPRINCIPAIS (PCA)

Code: 201102227
52
8
Título

DISCRIMINAÇÃO ENTRE MÉIS DE MELIPONA SP. E APIS MELLIFERA COMERCIALIZADOS EM ITAITUBA-PA PORMEIO DA CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E ANTIOXIDANTE ASSOCIADOS À ANÁLISE POR COMPONENTESPRINCIPAIS (PCA)

Autores(as):
  • Paulo Sérgio Taube Júnior

    Taube Júnior, Paulo Sérgio

  • Victor Valentim Gomes

    Gomes, Victor Valentim

  • Márcia Mourão Ramos Azevedo

    Azevedo, Márcia Mourão Ramos

  • Dairlane da Rosa Taube

    Taube, Dairlane da Rosa

  • Jéssica Thaís Lemos Batista de Oliveira

    Oliveira, Jéssica Thaís Lemos Batista de

  • Kely Prissila Saraiva Cordovil

    Cordovil, Kely Prissila Saraiva

  • Yan Vitor Silva Oliveira

    Oliveira, Yan Vitor Silva

  • Sorrel Godinho Barbosa de Souza

    Souza, Sorrel Godinho Barbosa de

  • Kárita Juliana Sousa Silva

    Silva, Kárita Juliana Sousa

  • Eduardo Renan de Souza Miranda

    Miranda, Eduardo Renan de Souza

DOI
10.37885/201102227
Publicado em

19/12/2020

Páginas

165-178

Capítulo

12

Resumo

O mel de abelha é um alimento composto por açúcares e outros componentes que variam com a sua origem. Para assegurar a qualidade e autenticidade deste alimento, objetivou-se avaliar as propriedades físico-químicas, potencial antioxidante e aplicar a análise por componentes principais (PCA) para discriminar méis provenientes do município de Itaituba-PA. Amostras de Apis melífera (n=3) e Melipona sp. (n=2) foram coletas em mercados populares. Realizou-se análises de umidade, minerais totais, acidez livre, pH, 5-HMF, sólidos solúveis, açúcares (frutose, glicose e sacarose), fenólicos totais e capacidade antioxidante pela inibição do radical DPPH. Aplicou-se a análise multivariada por componentes principais (PCA) com o auxílio do software Minitab® 17.1.0, a partir da construção de uma matriz 5x11. Os teores de umidade, pH, minerais, acidez livre e sólidos solúveis variaram de 18,15±0,10-31,93±0,20%, 3,08±0,01-4,75±0,02, 0,01±0,01-0,36±0,14%, 15,88±1,14-38,84±2,81mEq/kg e 66,63±0,23-80,10±0,00ºBrix, respectivamente. Todas as amostras apresentaram teores de sacarose abaixo de limite de quantificação. A PCA conseguiu discriminar as amostras pelo tipo de abelha a partir variáveis estabelecidas, onde os dois primeiros PCs obtiveram 88,3% da variabilidade total. Apenas os parâmetros umidade e 5-HMF foram maiores em méis de Melipona sp., sendo estes os principais marcadores resultantes da PCA para estes méis. Assim, a análise multivariada aplicada (PCA) reafirma a necessidade de estabelecer parâmetros de qualidade e autenticidade específicos para méis de abelhas sem ferrão. O 5-HMF como marcador de distinção sugere que méis de Melipona sp. devam ser armazenados em baixas temperaturas, visto que este aldeído furânico é um composto que estima degradação do produto.

Palavras-chave

Análise de Componentes Principais; Caracterização físico-química; Qualidade e autenticidade; Mel de abelha.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.