DIFICULDADES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA MATEMÁTICA: ENFOQUE TRADICIONAL E ENFOQUE COGNITIVO

Code: 211006479
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Título

DIFICULDADES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA MATEMÁTICA: ENFOQUE TRADICIONAL E ENFOQUE COGNITIVO

Autores(as):
  • Graziela Sapienza

    Sapienza, Graziela

  • Raquel Pinto de Oliveira

    Oliveira, Raquel Pinto de

DOI
10.37885/211006479
Publicado em

02/12/2021

Páginas

145-157

Capítulo

9

Resumo

A Matemática inclui um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Faz parte da vida de todos e é utilizada das experiências mais simples como o contar, comprar e operar sobre quantidades às mais complexas como projetar aviões, prever clima ou indentificar nichos de mercado. Porém, nem todos conseguem adquirir esses conhecimentos facilmente. Indivíduos com dificuldades na aquisição de habilidades matemáticas podem ser excluídos de uma vida plena em sociedade. A partir daí, compreender as dificuldades no processo de aprendizagem da matemática contribui para a inclusão social e educacional. Muitos profissionais e pesquisadores se envolvem nesse tema, temos psicólogos, pedagogos, psicipedagogos, neuropsicólogos, neurologistas invetigando formas de compreender a aquisição matemática para prevenir ou intervir em possíveis dificuldades. Entretanto, poucos conseguem chegar a conclusões objetivas, muito provavelmente porque a aquisição da habilidade matemática, assim como outras habilidades, requer a presença de um grande conjunto de variáveis ou fatores para seu desenvolvimento, como a qualidade e estrutura do ensino, recursos disponíveis, fatores econômicos, fatores sociais, expectativas e motivações dos envolvidos. Além disso, entre muitos fatores, sabe-se que déficits e problemas individuais que interferem nas funções cognitivas, emocionais e sociais podem dificultar ainda mais essa aquisição.

Palavras-chave

Matemática, Processos cognitivos, Transtornos de aprendizagem, Prevenção.

Autor(a) Correspondente
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