DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS NO JARDIM DE INFÂNCIA: MUITO MAIS DO QUE “JOGAR NO TELEMÓVEL”

Code: 221110823
37
0
Título

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS NO JARDIM DE INFÂNCIA: MUITO MAIS DO QUE “JOGAR NO TELEMÓVEL”

Autor(a):
  • Henrique Santos

    Santos H.

DOI
10.37885/221110823
Publicado em

01/12/2022

Páginas

36-48

Capítulo

3

Resumo

Neste artigo, apresentam-se algumas reflexões sobre o papel das tecnologias na Escola de hoje, designadamente no nível da educação pré-escolar. Torna-se pertinente a reflexão sobre a importância da utilização educativa das tecnologias da informação e da comunicação na construção de ambientes capazes de ajudar a formar seres humanos com capacidade, competência e vontade de aprender, a partir do jardim-de-infânciaNesta comunicação importa refletir o espaço de aprendizagem numa perspetiva holística e integrada e também o papel do docente, enquanto pessoa e profissional, que assume especial relevo, considerando-se, para o efeito, a sua prática, refletida e avaliada numa perspetiva de desenvolvimento pessoal, cultural e social e da sua relação com a Escola. Por último, analisam-se algumas práticas, observadas em contexto, propondo-se alguns eixos de análise para reflexão.

Palavras-chave

Educação de Infância, Competências, Habilidades Sociais, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Gestão do Currículo, Formação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.