DA CRÍTICA DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE: AS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO

Code: 220107280
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Título

DA CRÍTICA DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE: AS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO

Autores(as):
  • Elisangela Castedo Maria do Nascimento

    Nascimento, Elisangela Castedo Maria do

  • Aparecida Sousa dos Santos

    Santos, Aparecida Souza dos

  • Bruno Roberto Nantes Araújo

    Araújo, Bruno Roberto Nantes

  • Andrew VinÍcius Cristaldo da Silva

    Silva, Andrew VinÍcius Cristaldo da

DOI
10.37885/220107280
Publicado em

26/02/2022

Páginas

13-25

Capítulo

1

Resumo

A modernidade é um período cujos limites de início e fim são grandes acontecimentos na história após o período medieval. É o rompimento com a tradição em função da razão e com Deus em função da subjetividade. A modernidade objetiva o esclarecimento e a emancipação e sua Teoria do Conhecimento. O caminho que a humanidade trilhou, levou à crise da modernidade fazendo-se repensar alguns paradigmas entre eles a cultura. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi descrever o fim da modernidade e sua crítica como também sua transição para a pós-modernidade e uma breve descrição da importância dos Estudos Culturais – uma das teorias pós-críticas da pós-modernidade. Para alcançar esse objetivo o texto foi fundamentado nos seguintes autores: Tomaz Tadeu da Silva, Boaventura de Souza Santos, Silvio Gallo, Wortmann, Costa e Silveira entre outros. Na perspectiva dos Estudos Culturais o currículo deveria ser flexível e construído socialmente privilegiando a expressão das identidades culturais e sociais que constituem nosso país, e dando abertura aos vários conhecimentos que não são estudados nas escolas porque são vistos como inferiores como é o caso dos saberes tradicionais de comunidades indígenas, ribeirinhos, extrativistas, quilombolas entre outros que vivem à margem de nossa sociedade.

Palavras-chave

Modernidade, Pós-modernidade, Estudos Culturais, Educação.

Autor(a) Correspondente
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