DA CRÍTICA DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE: AS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
Elisangela Castedo Maria do Nascimento
Nascimento, Elisangela Castedo Maria do
Aparecida Sousa dos Santos
Santos, Aparecida Souza dos
Bruno Roberto Nantes Araújo
Araújo, Bruno Roberto Nantes
Andrew VinÍcius Cristaldo da Silva
Silva, Andrew VinÍcius Cristaldo da
26/02/2022
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EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: TENSÕES E DESAFIOS - VOLUME 2
A modernidade é um período cujos limites de início e fim são grandes acontecimentos na história após o período medieval. É o rompimento com a tradição em função da razão e com Deus em função da subjetividade. A modernidade objetiva o esclarecimento e a emancipação e sua Teoria do Conhecimento. O caminho que a humanidade trilhou, levou à crise da modernidade fazendo-se repensar alguns paradigmas entre eles a cultura. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi descrever o fim da modernidade e sua crítica como também sua transição para a pós-modernidade e uma breve descrição da importância dos Estudos Culturais – uma das teorias pós-críticas da pós-modernidade. Para alcançar esse objetivo o texto foi fundamentado nos seguintes autores: Tomaz Tadeu da Silva, Boaventura de Souza Santos, Silvio Gallo, Wortmann, Costa e Silveira entre outros. Na perspectiva dos Estudos Culturais o currículo deveria ser flexível e construído socialmente privilegiando a expressão das identidades culturais e sociais que constituem nosso país, e dando abertura aos vários conhecimentos que não são estudados nas escolas porque são vistos como inferiores como é o caso dos saberes tradicionais de comunidades indígenas, ribeirinhos, extrativistas, quilombolas entre outros que vivem à margem de nossa sociedade.
Modernidade, Pós-modernidade, Estudos Culturais, Educação.
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