COVID-19, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO DA CIDADE: QUAL A RELAÇÃO ENTRE ESSES TRÊS ELEMENTOS?

Code: 210805888
Downloads
6
Views
122
Compartilhe
Título

COVID-19, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO DA CIDADE: QUAL A RELAÇÃO ENTRE ESSES TRÊS ELEMENTOS?

Autor(a):
  • Pollyanna Regina Batista de Souza

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210805888
    Publicado em

    26/02/2022

    Páginas

    65-80

    Capítulo

    5

    Resumo

    Neste momento em que lidamos com a volta às atividades da vida normal, após um logo período de afastamento social promovido pelas medidas sanitárias de combate à pandemia pelo Coronavírus, a recuperação dos conteúdos escolares tem sido uma preocupação para gestores/as escolares e docentes. A BNCC, no entanto, se vincula aos preceitos da educação integral e oferece, além dos conteúdos mínimos, saberes relacionados à vida cotidiana - esta, que se faz para além dos muros escolares. Sendo a educação básica obrigatória nas vidas dos sujeitos, é necessário que se utilize do tempo na escola para aprender saberes que serão utilizados em outros espaços, incluindo o currículo da cidade. O objetivo deste texto é o de apresentar os elementos da BNCC que subsidiam uma prática docente que lida, também, com o trato humano. A metodologia utilizada se vincula à perspectiva pós-crítica curricular e se utiliza do método (auto)biográfico para promover as reflexões necessárias para as análises. Apresenta-se, assim, indicações do documento normativo com o objetivo de auxiliar a “escola” na aplicação e no desenvolvimento de saberes relacionados à vida.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Educação integral, Prática pedagógica, Currículo da cidade, Combate à pandemia.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar