CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA NA REESTRUTURAÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 220207855
7
1
Título

CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA NA REESTRUTURAÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Juliana Cristine Hübl

    Hübl, J. C

  • Ivani Teresinha Lawall

    Lawall, I. T.,

DOI
10.37885/220207855
Publicado em

01/04/2022

Páginas

93-102

Capítulo

7

Resumo

O Ensino de Ciências precisa contribuir para a formação de cidadãos capazes de se posicionar de maneira crítica diante dos desafios da sociedade. Para isso, no entanto, é necessário que em sala de aula o aluno seja ativo na construção do seu conhecimento. E uma perspectiva de ensino que colabora para a formação desses aspectos é o Ensino por Investigação (EI). Por meio dele o aluno é estimulado a resolver problemas, trabalhar hipóteses e encontrar soluções para determinados desafios. Porém, para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra nesse contexto, o papel e a formação do professor são fundamentais. Este relato de experiência tem como objetivo, analisar as contribuições de um grupo de professores para a melhoria de Atividades Investigativas, as quais foram propostas durante um Curso de Formação Continuada. Constatou-se que o curso possibilitou aos professores tornarem-se parte integrante da formação e realizarem um trabalho coletivo. Evidenciou-se também que o Ensino por Investigação é uma boa possibilidade para o professor diversificar a sua prática, e promover um ambiente de aprendizagem onde o aluno seja ativo intelectualmente. Dessa forma, observou-se que é necessário oferecer mais oportunidades de formação continuada aos professores com foco em novas práticas para o Ensino de Ciências.

Palavras-chave

Formação Continuada, Anos Iniciais, Atividades Investigativas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.