CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA: DO CONTEÚDO AO TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Gláucia Christiane Borstel Cichoski
Cichoski, Gláucia Christiane Borstel
João Severino Filho
Severino Filho, João
01/04/2021
90-100
7
Este relato apresenta uma experiência no trabalho multidisciplinar de professores em uma escola do Estado de Mato Grosso. Trata-se de um projeto em que os professores puderam articular os conhecimentos à vida dos estudantes, seus contextos e realidades, atendendo às necessidades e expectativas dos alunos, utilizando o tema “Consciência Negra” como ponto de partida para os debates e conscientização das questões sócio-étnico-culturais, ao tempo em que articularam as diversas áreas do conhecimento ao tema proposto. Após as aplicações dos planejamentos dos professores, fizemos a culminância deste projeto, onde as turmas expuseram suas produções por meio de teatros, danças, poesias, musicalização e produções textuais. Neste contexto, buscamos inserir a valorização da diversidade étnico-cultural de nossa formação, pois a escola tem papel fundamental no combate ao preconceito e a discriminação, contribuindo para a formulação de atitudes e de valores essenciais à formação da cidadania.
ProEMI; Trabalho interdisciplinar; Diversidade Étnico cultural.
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