COLEÇÃO DIDÁTICA DOS PEIXES COMERCIALIZADOS NO NORDESTE PARAENSE, BRAGANÇA: APLICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO

Code: 201102100
20
10
Título

COLEÇÃO DIDÁTICA DOS PEIXES COMERCIALIZADOS NO NORDESTE PARAENSE, BRAGANÇA: APLICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO

Autores(as):
  • Nicolly Caroliny Negrão Santa Brígida

    Brígida, Nicolly Caroliny Negrão Santa

  • Thais Souza Martins

    Martins, Thais Souza

  • Paula da Conceição Praxedes Santana

    Santana, Paula da Conceição Praxedes

  • Raimundo Darley Figueiredo da Silva

    Silva, Raimundo Darley Figueiredo da

  • Ivana Barbosa Veneza

    Veneza, Ivana Barbosa

  • Rafael Ramos Correa

    Correa, Rafael Ramos

  • Jakson da Silva Gonçalves

    Gonçalves, Jakson da Silva

  • Rita de Cássia Martins da Martins

    Martins, Rita de Cássia Martins da

  • David Carvalho de Mesquita

    Mesquita, David Carvalho de

  • Grazielle Fernanda Evangelista Gomes

    Gomes, Grazielle Fernanda Evangelista

DOI
10.37885/201102100
Publicado em

28/12/2020

Páginas

167-183

Capítulo

12

Resumo

Os métodos de ensino vem passando por diversas mudanças ao longo dos anos, com a utilização de modelos de aulas alternativas mostrando-se cada vez mais eficientes na aprendizagem e participação ativa dos alunos. Objetivo: Confeccionar uma coleção ictiológica, com os peixes comercializados na região do nordeste paraense e avaliar sua aplicação como ferramenta de ensino. Métodos: Os espécimes foram coletados na Feira Livre do Município de Bragança- PA e no Laboratório de Genética Aplicada foram tombados e fotografados, em seguida foram etiquetados, fixados e preservados. A coleção foi utilizada como ferramenta de ensino em três turmas de graduação da Universidade Federal do Pará, com seu emprego sendo avaliado pelos discentes por meio de questionários. Resultados: Até o momento, a coleção confeccionada apresenta 142 espécimes, pertencentes a 21 famílias de peixes, distribuídas em nove ordens. A maioria dos alunos considerou o uso da coleção ictiológica durante as aulas práticas das disciplinas relevante para o processo de ensino-aprendizagem, sugerindo sua utilização no decorrer das aulas expositivas, e não apenas para auxiliar as aulas práticas. Aproximadamente 95% dos alunos afirmaram que a coleção deveria ser utilizada com frequência, expressando um parecer positivo sobre a ampla utilização dos espécimes presentes no acervo.

Palavras-chave

Ictiologia, Diversidade, Coleção, Ensino-aprendizagem, Nordeste paraense.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.