BNCC E AS PRÁTICAS ESCOLARES

Code: 211006375
10
2
Título

BNCC E AS PRÁTICAS ESCOLARES

Autor(a):
  • Maria do Carmo de Sousa

    Sousa, Maria do Carmo de

DOI
10.37885/211006375
Publicado em

31/10/2021

Páginas

69-77

Capítulo

3

Resumo

Pretende-se refletir sobre os fundamentos pedagógicos da BNCC e possíveisdivergências e/ou convergências que podem existir entre a proposta do MEC e as práticasescolares de professores da Educação Básica que ensinam Matemática quando estãoinseridos em contextos que privilegiam atividades de pesquisa, como por exemplo, oMestrado Profissional em Educação (MPE). Tais práticas se fundamentam, teoricamentee metodologicamente na perspectiva da teoria histórico-cultural. As problemáticas daspesquisas dos professores estão relacionadas às dificuldades dos estudantes, às relaçõesque podem fazer entre os conteúdos que ministram e as metodologias de ensino queutilizam em suas práticas. Nesse contexto, as práticas escolares consideram o movimentológico-histórico dos conceitos matemáticos. Defende-se que o conceito de competênciaesteja relacionado às soluções de problemas e ao desenvolvimento de ações queprivilegiem a coletividade. Dessa forma, ao se comparar a proposta da BNCC com aspráticas educativas produzidas e desenvolvidas pelos professores da Educação Básica,constata-se que há divergências no que diz respeito aos conceitos de competência,formação de professores, trabalho, bem como, às indicações sobre a abordagem dosconteúdos em sala de aula, ao foco do ensino de Matemática e ao papel da História daMatemática na organização do ensino.

Palavras-chave

Formação de professores, Movimento lógico-histórico, Situações desencadeadoras de aprendizagem, Atividades de pesquisa, Coletividade.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.