AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES PRELIMINARES SOBRE AÇÃO EDUCATIVA E OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Code: 210102877
14
3
Título

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES PRELIMINARES SOBRE AÇÃO EDUCATIVA E OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Autores(as):
  • Yasmin Sharon Costa Queiroz

    Queiroz, Yasmin Sharon Costa

  • Cristiane Medeiros Vilela de Souza

    Souza, Cristiane Medeiros Vilela de

DOI
10.37885/210102877
Publicado em

01/04/2021

Páginas

82-89

Capítulo

6

Resumo

O presente artigo versa sobre a importância em tratar significativamente o processo de avaliação do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. Refere-se sobre ás contribuições da avaliação á prática docente e a reflexão sobre os instrumentos de avaliação para o desenvolvimento e a aprendizagem na Educação Infantil.O processo avaliativo em seu viés contempla-se de interrogações e dúvidas quanto à ação educativa e a mediação pedagógica. O estudo tem como objeto geral discutir o processo avaliativo analisando os desafios docentes quanto á avaliação como instrumento de repensar a prática pedagógica, de forma a favorecer o desenvolvimento infantil, detectando a necessidade de novas intervenções e novas estratégias educativas. A pesquisa leva a reflexão a respeito da relação da avaliação e das metodologias adotadas nas instituições de educação infantil. O percurso metodológico envolveu pesquisa bibliográfica, entre os principais autores pesquisados destacam-se: Hoffman(2015), Marques(2000), Severino(2007), Vygotsky(1984) entre outros. Com essa analise bibliográfica percebe-se o quanto é importante mediar e repensar a avaliação,na avaliação mediadora os instrumentos avaliativos não devem ter como preocupação central diagnosticar o grau de desenvolvimento dos estudantes, mas sim as relações e os significados que estes vão estabelecendo com os conhecimentos que vão adquirindo e construindo ao longo de toda sua vida estudantil. Portanto, este trabalho ampliará os conhecimentos científicos e poderá ser utilizado como fonte de pesquisa cientifica para os próximos formandos de pedagogia e para os profissionais da educação atuantes.

Palavras-chave

Avaliação, Educação Infantil, Ação Educativa.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.