AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE MUDAS DE MYRACRODRUON URUNDEUVA ALLEMÃO, CLONADAS POR MINIESTAQUIA COM USO DE EXTRATO DE CYPERUS ROTUNDUS L.

Code: 210102744
28
5
Título

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE MUDAS DE MYRACRODRUON URUNDEUVA ALLEMÃO, CLONADAS POR MINIESTAQUIA COM USO DE EXTRATO DE CYPERUS ROTUNDUS L.

Autores(as):
  • Sérvio Túlio Pereira Justino

    Justino, Sérvio Túlio Pereira

  • Eder Ferreira Arriel

    Arriel, Eder Ferreira

  • Mellina Nicácio da Luz

    Luz, Mellina Nicácio da

  • Roberta Patrícia de Sousa Silva

    Silva, Roberta Patrícia de Sousa

  • George Martins de França

    França, George Martins de

  • Cheila Deisy Ferreira

    Ferreira, Cheila Deisy

  • Juliana Araújo Leite

    Leite, Juliana Araújo

  • Maria José de Holanda Leite

    Leite, Maria José de Holanda

DOI
10.37885/210102744
Publicado em

28/01/2021

Páginas

44-60

Capítulo

3

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o desenvolvimento das mudas de Myracrodruon urundeuva submetida a técnica de miniestaquia com uso do extratos de tubérculos de Cyperus rotundus em diferentes níveis de concentrações. A pesquisa foi realizada no viveiro florestal da universidade federal de Campina Grande, Campus Patos-PB. Para a coleta das miniestacas utilizou-se como suporte um minijardim clonal de Myracrodruon urundeuva localizado no referido viveiro. Aos 111 dias após o plantio foram coletados os dados de altura, MSPA, MSR, MST e IQD. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizados (DIC), parcelas constituídas por uma miniestaca com oito tratamentos (concentrações do extrato de Cyperus rotundus – 0,0% (testemunha 1) a 5,0% e, duas testemunhas) e nove repetições totalizando 72 parcelas. Constatou-se que as concentrações do extrato de Cyperus rotundus, não influenciou no diâmetro, altura e relação altura/diâmetro. Para a MSPA, MSR e MST, os tratamentos T1; T2; T3; T6 e T8, apresentaram os maiores valores. A concentração de 5,0% de extrato de tubérculos de Cyperus rotundus apresentou o melhor índice de qualidade de Dickson (0,20). Sugere-se mais estudos com maior idade para avaliação das mudas clonadas para avaliar com mais precisão a eficácia da aplicação de extrato de Cyperus rotundus.

Palavras-chave

Aroeira do sertão; Clonagem; Semiárido; viveiro florestal

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.