AVALIAÇÃO COGNITIVA EM ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA DE FERRO

Code: 211006403
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Título

AVALIAÇÃO COGNITIVA EM ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA DE FERRO

Autores(as):
  • Teresa Helena Schoen

  • Alexandre Massashi Hirata

  • Flávia Calanca da Silva

  • Marcela Schoen Ferreira

  • Maria Sylvia de Souza Vitalle

DOI
  • DOI
  • 10.37885/211006403
    Publicado em

    02/12/2021

    Páginas

    28-44

    Capítulo

    2

    Resumo

    Introdução: A deficiência de ferro e a anemia ferropriva constituem uma das carências nutricionais mais comuns. Na adolescência, a acentuada velocidade de crescimento, o aumento da massa corporal e o início das perdas menstruais, associados à dieta inadequada, constituem suas principais causas. A carência do ferro produz inúmeras e importantes alterações orgânicas, com o prejuízo do desenvolvimento intelectual, visto estar associada a vários processos metabólicos que interferem no funcionamento cerebral. Objetivo: avaliar o desempenho cognitivo de adolescentes portadores de deficiência de ferro. Método: Antes de iniciar o tratamento nutricional e medicamentoso, 21 adolescentes de ambos os sexos responderam ao Wechsler Intelligence Scale for Children – Third Edition (WISC-III). A deficiência de ferro foi constatada em exame laboratorial. Resultados: O Quociente de Inteligência – QI Total - variou de 62 a 138, com uma diferença significativa (p=0,001) entre QI Verbal e de Execução, a favor deste último. O índice com melhor desempenho foi Velocidade de Processamento, e com pior desempenho foi Resistência à Distração. Houve uma diferença estatisticamente significante entre os subtestes (p= 0,001). Discussão: O desempenho dos adolescentes no teste de avaliação cognitiva foi consistente com a literatura: escores médios mais baixos em QI verbal e subtestes que utilizam a memória. Resultados mais baixos nesses subtestes podem estar em função dos comprometimentos relacionados ao transporte do oxigênio ao cérebro, com implicações nas neurotransmissões. Conclusão: A deficiência de ferro parece afetar o desempenho cognitivo medido pelo WISC - III. Como problemas de aprendizagem podem estar relacionados com deficiência de ferro, antes mesmo da instalação da anemia, adolescentes que apresentam problemas de aprendizagem poderiam se beneficiar de avaliação bioquímica de ferro como rotina.

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    Palavras-chave

    Adolescente, Anemia Ferropriva, Deficiência de Ferro, Inteligência, Processos Mentais.

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