AVALIAÇÃO COGNITIVA EM ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA DE FERRO

Code: 211006403
21
13
Título

AVALIAÇÃO COGNITIVA EM ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA DE FERRO

Autores(as):
  • Teresa Helena Schoen

    Schoen, Teresa Helena

  • Alexandre Massashi Hirata

    Hirata, Alexandre Massashi

  • Flávia Calanca da Silva

    Silva, Flávia Calanca da

  • Marcela Schoen Ferreira

    Ferreira, Marcela Schoen

  • Maria Sylvia de Souza Vitalle

    Vitalle, Maria Sylvia de Souza

DOI
10.37885/211006403
Publicado em

02/12/2021

Páginas

28-44

Capítulo

2

Resumo

Introdução: A deficiência de ferro e a anemia ferropriva constituem uma das carências nutricionais mais comuns. Na adolescência, a acentuada velocidade de crescimento, o aumento da massa corporal e o início das perdas menstruais, associados à dieta inadequada, constituem suas principais causas. A carência do ferro produz inúmeras e importantes alterações orgânicas, com o prejuízo do desenvolvimento intelectual, visto estar associada a vários processos metabólicos que interferem no funcionamento cerebral. Objetivo: avaliar o desempenho cognitivo de adolescentes portadores de deficiência de ferro. Método: Antes de iniciar o tratamento nutricional e medicamentoso, 21 adolescentes de ambos os sexos responderam ao Wechsler Intelligence Scale for Children – Third Edition (WISC-III). A deficiência de ferro foi constatada em exame laboratorial. Resultados: O Quociente de Inteligência – QI Total - variou de 62 a 138, com uma diferença significativa (p=0,001) entre QI Verbal e de Execução, a favor deste último. O índice com melhor desempenho foi Velocidade de Processamento, e com pior desempenho foi Resistência à Distração. Houve uma diferença estatisticamente significante entre os subtestes (p= 0,001). Discussão: O desempenho dos adolescentes no teste de avaliação cognitiva foi consistente com a literatura: escores médios mais baixos em QI verbal e subtestes que utilizam a memória. Resultados mais baixos nesses subtestes podem estar em função dos comprometimentos relacionados ao transporte do oxigênio ao cérebro, com implicações nas neurotransmissões. Conclusão: A deficiência de ferro parece afetar o desempenho cognitivo medido pelo WISC - III. Como problemas de aprendizagem podem estar relacionados com deficiência de ferro, antes mesmo da instalação da anemia, adolescentes que apresentam problemas de aprendizagem poderiam se beneficiar de avaliação bioquímica de ferro como rotina.

Palavras-chave

Adolescente, Anemia Ferropriva, Deficiência de Ferro, Inteligência, Processos Mentais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.