AS CADEIAS AGROALIMENTARES CURTAS: COM ÊNFASE NOS CONSUMIDORES

Code: 210304047
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Título

AS CADEIAS AGROALIMENTARES CURTAS: COM ÊNFASE NOS CONSUMIDORES

Autores(as):
  • Carolina de Mattos Nogueira

    Nogueira, Carolina de Mattos

  • Paloma de Mattos Fagundes

    Fagundes, Paloma de Mattos

  • Luciana Fagundes Christofari

    Christofari, Luciana Fagundes

  • João Pedro Velho

    Velho, João Pedro

  • Mariana Martins de Oliveira

    Oliveira, Mariana Martins de

DOI
10.37885/210304047
Publicado em

02/07/2021

Páginas

35-48

Capítulo

3

Resumo

As cadeias agroalimentares curtas estão diretamente relacionadas aos mercados da agricultura familiar, cuja lógica é permitir uma conexão com maior interatividade, fundamentada nas relações de confiança mútua. A crescente demanda por esses produtos também está fortemente relacionada ao aumento da exigência dos consumidores, preocupação com a qualidade dos alimentos e com os impactos da agricultura sobre o meio ambiente. Entender o comportamento desses consumidores é fundamental para que o produtor possa oferecer exatamente o que eles querem. Esta revisão insere-se nesse debate e tem por objetivo fazer uma trajetória referente ao surgimento das cadeias agroalimentares curtas, com enfoque principal nos desejos e motivações dos consumidores. Percebe-se nos estudos considerados que o consumidor está disposto a pagar mais pelo produto a fim de receber uma mercadoria com maior qualidade, onde a sustentabilidade estabelece grande importância. Outros fatores importantes são o contato direto com o produtor, a construção de lealdade e confiança, a acessibilidade e a integração com a comunidade local.

Palavras-chave

Agricultura familiar, Comportamento do consumidor, Benefícios.

Autor(a) Correspondente
Licença

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