ANTECEDENTES DA COMPRA POR IMPULSO: UMA ANÁLISE COM CONSUMIDORES DA SHOPEE
Mateus Da Mata Melo
MELO, M. M.
Deborah Alves Gonçalves
GONÇALVES, D. A.
Luiz Henrique De Barros Vilas Boas
VILAS BOAS, L. H. B.
31/10/2022
87-106
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O objetivo geral da pesquisa foi identificar quais são os antecedentes da compra e as características sociodemográficas dos consumidores da Shopee que possuem relação com o comportamento de compra por impulso. Os objetivos específicos da pesquisa foram: i) Verificar a existência de relação entre variáveis sociodemográficas e comportamento de compra por impulso; e ii) Verificar a existência de relação entre os antecedentes da compra “impulsividade do indivíduo” e “ambiente da plataforma” com o comportamento de compra por impulso. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto pela escala de impulsividade de Youn (2000), escala de fatores ambientais da plataforma e afirmativa de compra por impulso em lojas virtuais de Costa (2003), além de questões relacionadas às características sociodemográficas dos respondentes. O questionário foi compartilhado em redes sociais e os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e correlação. Foram analisadas 413 respostas, das quais os resultados mostram que não há relação estatisticamente significativa entre compra por impulso e as variáveis sociodemográficas renda, gênero, idade e escolaridade. O antecedente ambiente da plataforma também não teve relação significativa com a compra por impulso. Apenas um antecedente de compra demonstrou relação com a compra por impulso, mesmo com outros estudos da área apresentando resultados contrários. A principal contribuição deste trabalho ocorre no campo gerencial, visto que a pesquisa analisou atributos relacionados aos consumidores de uma empresa em ascensão no mercado, levando a compreender o que consideram mais importante e o que possui relação com seu comportamento de compra.
Comportamento de consumo, Marketing, Antecedentes de compra, Compra por impulso.
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