ANTECEDENTES DA COMPRA POR IMPULSO: UMA ANÁLISE COM CONSUMIDORES DA SHOPEE

Code: 220910060
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Título

ANTECEDENTES DA COMPRA POR IMPULSO: UMA ANÁLISE COM CONSUMIDORES DA SHOPEE

Autores(as):
  • Mateus Da Mata Melo

    MELO, M. M.

  • Deborah Alves Gonçalves

    GONÇALVES, D. A.

  • Luiz Henrique De Barros Vilas Boas

    VILAS BOAS, L. H. B.

DOI
10.37885/220910060
Publicado em

31/10/2022

Páginas

87-106

Capítulo

5

Resumo

O objetivo geral da pesquisa foi identificar quais são os antecedentes da compra e as características sociodemográficas dos consumidores da Shopee que possuem relação com o comportamento de compra por impulso. Os objetivos específicos da pesquisa foram: i) Verificar a existência de relação entre variáveis sociodemográficas e comportamento de compra por impulso; e ii) Verificar a existência de relação entre os antecedentes da compra “impulsividade do indivíduo” e “ambiente da plataforma” com o comportamento de compra por impulso. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto pela escala de impulsividade de Youn (2000), escala de fatores ambientais da plataforma e afirmativa de compra por impulso em lojas virtuais de Costa (2003), além de questões relacionadas às características sociodemográficas dos respondentes. O questionário foi compartilhado em redes sociais e os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e correlação. Foram analisadas 413 respostas, das quais os resultados mostram que não há relação estatisticamente significativa entre compra por impulso e as variáveis sociodemográficas renda, gênero, idade e escolaridade. O antecedente ambiente da plataforma também não teve relação significativa com a compra por impulso. Apenas um antecedente de compra demonstrou relação com a compra por impulso, mesmo com outros estudos da área apresentando resultados contrários. A principal contribuição deste trabalho ocorre no campo gerencial, visto que a pesquisa analisou atributos relacionados aos consumidores de uma empresa em ascensão no mercado, levando a compreender o que consideram mais importante e o que possui relação com seu comportamento de compra.

Palavras-chave

Comportamento de consumo, Marketing, Antecedentes de compra, Compra por impulso.

Autor(a) Correspondente
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