ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DO PROGRAMA FORTALEZA CIDADE SUSTENTÁVEL: UM OLHAR PELA PESPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE

Code: 210404233
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Título

ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DO PROGRAMA FORTALEZA CIDADE SUSTENTÁVEL: UM OLHAR PELA PESPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE

Autores(as):
  • Francisco Arthur Melo da Silva

    Silva, Francisco Arthur Melo da

  • Letícia Bricio Pereira de Andrade

    Andrade, Letícia Bricio Pereira de

  • Mellissa Ashley Barbosa de Oliveira

    Oliveira, Mellissa Ashley Barbosa de

  • Thaís da Costa Araújo

    Araújo, Thaís da Costa

DOI
10.37885/210404233
Publicado em

03/06/2021

Páginas

62-75

Capítulo

5

Resumo

As questões ambientais têm ganhado impulso e se tornado uma pauta que mobiliza a sociedade e os agentes políticos. Neste contexto, a educação ambiental surge como um elemento chave da transformação social que vem sendo valorizada e incorporada as políticas públicas, projetos e movimentos sociais. Objetivo: Analisar o planejamento do Programa Fortaleza Cidade Sustentável, através da perspectiva da educação ambiental, focando nas ações de educação ambiental do programa e na promoção do despertar da consciência ambiental promovida pelo mesmo. Método: Estudo descritivo e abordagem qualitativa, desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e análise documental. Resultados: Apesar de estar entre principais os seus objetivos do Programa a educação ambiental aparece como uma atividade secundária que serve de apoio para as demais ações. A educação ambiental sempre aparece relacionada aos conceitos de sensibilização, formação e fiscalização, além de possuir finalidade coercitiva. Conclusão: As ações em educação ambiental previstas no planejamento dos eixos do programa são insuficientes para garantir o alcance de uma mudança cultural na cidade. Sem ações pensadas para a conscientização da população e que busquem promover a iniciativa e o senso responsabilidade dos cidadãos, o Programa torna-se mais um anestésico, tratando dos efeitos e perpetuando as causas do problema.

Palavras-chave

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Planejamento, Políticas Públicas.

Autor(a) Correspondente
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