ANÁLISE DE TRANSIÇÃO DE UMA LOGOMARCA DE ACORDO COM GESTÕES PÚBLICAS: DE MOSTRA DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS A FEIRA AMBIENTAL
Mayara Martins da Quinta Alves da Silva
Silva, Mayara Martins da Quinta Alves da
Lauren Feder
Feder, Lauren
Greicy Mara França
França, Greicy Mara
Alfredo Aragão Lanari
Lanari, Alfredo Aragão
03/06/2021
50-61
4
Considerando que a instabilidade das políticas públicas no Brasil se evidencia quando asgestões dos órgãos de governo alteram a base político partidária, busca-se nesse estudocomprovar esse fenômeno político a partir da influência que o mesmo exerce no campo dacomunicação. Esse artigo utiliza o método de análise técnica da mensagem publicitária dalogomarca de um evento, voltado ao meio ambiente, que em 2012 correspondia a gestãomunicipal do Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB) e em 2013, póseleições municipais, passa a transcorrer com as bases partidárias do Partido Progressista(PP). O evento anteriormente denominado Mostra de Soluções Sustentáveis até sua quartaedição e nessa nova fase modificado para Feira Ambiental é realizado pela Secretaria deMeio ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMADUR) de Campo Grande em MatoGrosso do Sul, e a análise da transição de sua marca e dos aspectos comunicacionais, nesseartigo, possibilita o entendimento da relação dos embates políticos com o processo dealteração da mensagem institucional pública.
Publicidade; Logomarca, Gestão pública, Partidarismo.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.