ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO E DO CONHECIMENTO DOS DISCENTES NA COLETA SELETIVA DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO
Elaine Nolasco Ribeiro
Ribeiro, Elaine Nolasco
Olga Porto da Silva Galdino
Galdino, Olga Porto da Silva
Maria Cristina de Olveira
Olveira, Maria Cristina de
03/06/2021
36-49
3
Objetivo: analisar o sistema de coleta seletiva implantado no campus da Faculdade UnB Planaltina (FUP) quanto à eficiência da separação dos resíduos e avaliar o conhecimento dos discentes sobre o descarte seletivo através da aplicação de questionário. Método: para a verificação da qualidade dos resíduos separados, foram avaliados, por inspeção visual, os coletores de resíduos instalados nos corredores dos prédios de salas de aula e administrativo, ao longo de 11 dias, durante o mês de outubro e novembro do ano de 2017, no período matutino, vespertino e noturno. A partir dos dados obtidos, foram determinados os percentuais de resíduos descartados de forma correta e incorreta. A pesquisa incluiu também a aplicação de questionários a 233 estudantes dos cursos de graduação da FUP para levantamento do nível de conhecimento destes sobre a coleta seletiva no campus. Resultados: observou-se que 86% dos entrevistados sabem o que é coleta seletiva; 77% afirmaram descartar os resíduos de forma seletiva; 45% responderam que faltam recipientes adequados para coleta de resíduos orgânicos e recicláveis no campus. No entanto, 23,0% responderam que não sabem fazer o descarte de forma correta, enquanto 18,0% revelaram estarem sempre com pressa e não se importarem onde descartam os seus resíduos. Quando questionados sobre o que os impedem de colaborar com a coleta seletiva, 77,0%, que não há sensibilidade para tal atitude. Conclusões: a maioria dos estudantes sabem da necessidade de separação seletiva dos resíduos, e consideram essa ação importante, no entanto, fatores como a motivação dos indivíduos, são os principais fatores intervenientes no processo.
Resíduos sólidos, Coleta seletiva, Universidades, Sensibilização, Coletores de resíduos.
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