ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO E DO CONHECIMENTO DOS DISCENTES NA COLETA SELETIVA DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Code: 210404409
15
5
Título

ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO E DO CONHECIMENTO DOS DISCENTES NA COLETA SELETIVA DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Autores(as):
  • Elaine Nolasco Ribeiro

    Ribeiro, Elaine Nolasco

  • Olga Porto da Silva Galdino

    Galdino, Olga Porto da Silva

  • Maria Cristina de Olveira

    Olveira, Maria Cristina de

DOI
10.37885/210404409
Publicado em

03/06/2021

Páginas

36-49

Capítulo

3

Resumo

Objetivo: analisar o sistema de coleta seletiva implantado no campus da Faculdade UnB Planaltina (FUP) quanto à eficiência da separação dos resíduos e avaliar o conhecimento dos discentes sobre o descarte seletivo através da aplicação de questionário. Método: para a verificação da qualidade dos resíduos separados, foram avaliados, por inspeção visual, os coletores de resíduos instalados nos corredores dos prédios de salas de aula e administrativo, ao longo de 11 dias, durante o mês de outubro e novembro do ano de 2017, no período matutino, vespertino e noturno. A partir dos dados obtidos, foram determinados os percentuais de resíduos descartados de forma correta e incorreta. A pesquisa incluiu também a aplicação de questionários a 233 estudantes dos cursos de graduação da FUP para levantamento do nível de conhecimento destes sobre a coleta seletiva no campus. Resultados: observou-se que 86% dos entrevistados sabem o que é coleta seletiva; 77% afirmaram descartar os resíduos de forma seletiva; 45% responderam que faltam recipientes adequados para coleta de resíduos orgânicos e recicláveis no campus. No entanto, 23,0% responderam que não sabem fazer o descarte de forma correta, enquanto 18,0% revelaram estarem sempre com pressa e não se importarem onde descartam os seus resíduos. Quando questionados sobre o que os impedem de colaborar com a coleta seletiva, 77,0%, que não há sensibilidade para tal atitude. Conclusões: a maioria dos estudantes sabem da necessidade de separação seletiva dos resíduos, e consideram essa ação importante, no entanto, fatores como a motivação dos indivíduos, são os principais fatores intervenientes no processo.

Palavras-chave

Resíduos sólidos, Coleta seletiva, Universidades, Sensibilização, Coletores de resíduos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.