ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DE DISTÚRBIOS DA IMUNIDADE

Code: 210404165
47
8
Título

ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DE DISTÚRBIOS DA IMUNIDADE

Autores(as):
  • Nahiman Assad Ferreira Saleh

    Saleh, Nahiman Assad Ferreira

  • João Pedro Locatelli Cezar

    Cezar, João Pedro Locatelli

  • Lanna Gabriela Rodrigues Frabetti

    Frabetti, Lanna Gabriela Rodrigues

  • Isabella Cristine da Silva Sant’Ana

    Sant’Ana, Isabella Cristine da Silva

  • Raquel Manta Dias de Carvalho

    Carvalho, Raquel Manta Dias de

  • Luana Pimentel Brito

    Brito, Luana Pimentel

  • Vinícius Barbosa dos Santos Sales

    Sales, Vinícius Barbosa dos Santos

  • Gabriela Neves Vital Santoro Autran

    Autran, Gabriela Neves Vital Santoro

  • Enzo Matheus Vieira Fernandes

    Fernandes, Enzo Matheus Vieira

  • Luan José Martins Pereira

    Pereira, Luan José Martins

DOI
10.37885/210404165
Publicado em

01/07/2021

Páginas

23-54

Capítulo

2

Resumo

O sistema imune tem como objetivo primordial realizar a defesa do organismo de agentes exógenos e endógenos que podem prejudicar a homeostasia. Tal propósito é realizado por meio da imunidade humoral, representada principalmente pelas imunoglobulinas, e da imunidade celular, composta pelos leucócitos e seus subtipos, que por sua vez fazem parte do tecido sanguíneo. Devido a essa íntima relação entre os sistemas imune e hematológico, diversas doenças que afetam um deles interferem diretamente na funcionalidade do outro. Distúrbios congênitos da imunidade, doenças autoimunes e autoimunes, bem como infecções virais e bacterianas, podem causar anemia, recorrência de infecções e maior chances de desenvolvimento de tumores malignos. Portanto, o profissional da saúde deve estar preparado para realizar a identificação e diagnóstico precoces, além do tratamento efetivo, dessas condições, principalmente na infância. Tais ações podem modificar totalmente o prognóstico daqueles que nascem com ou adquirem essas alterações. Foi realizado estudo de revisão narrativa em artigos científicos e livros consagrados sobre imunodeficiências e hematologia. Trinta e duas doenças com interesse concomitante em alergologia, imunologia e hematologia foram encontradas em pediatria. Ao decorrer do artigo são descritos a clínica, o método diagnóstico, as manifestações hematológicas e o tratamento peculiares a cada uma das 32 patologias. Imunologia, alergologia e hematologia pediátricas são áreas do conhecimento com patologias de interesse em comum. Os profissionais especialistas de cada área estudam essas doenças, que se sobrepõem nessas áreas; portanto, é necessário o conhecimento dessas patologias e suas inúmeras faces para o melhor diagnóstico e tratamento dos pacientes pediátricos.

Palavras-chave

Sistemas Sanguíneo e Imunológico, Doenças da Imunodeficiência Primária, Doenças do Sistema Imunitário, Hematologia, Pediatria.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.