ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS APRESENTADAS NO PLANO EDUCACIONAL DO ESTADO DO MARANHÃO

Code: 231014888
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Título

ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS APRESENTADAS NO PLANO EDUCACIONAL DO ESTADO DO MARANHÃO

Autores(as):
  • Aline Borges Da Silva

    Silva, Aline Borges da

  • Katiane De Jesus Souza

    Souza,Katiane de Jesus

  • Mariana Guelero Do Valle

    Valle, Mariana Guelero do

DOI
10.37885/231014888
Publicado em

24/11/2023

Páginas

68-84

Capítulo

4

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar no Plano Estadual de Educação do Maranhão (PEE-MA) a promoção da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) no contexto da formação continuada dos professores do Maranhão. Para atingir esse objetivo, foram elencadas quatro metas do PEE-MA que abordam em suas estratégias as iniciativas de implementação de tecnologias nas escolas maranhenses. A partir das análises realizadas, observamos que as estratégias apresentadas oferecem novas perspectivas em relação à promoção do acesso à informação através da implementação de políticas educacionais, incentivando o acesso e a leitura de obras literárias nas escolas. Conclui-se que é essencial considerar a formação de professores como um elemento chave no processo de ensino e aprendizagem para a implementação de recursos tecnológicos, midiáticos e informacionais no ambiente escolar. Além disso, ressalta-se a importância de propor ações e estratégias que promovam a AMI, bem como um olhar crítico e o uso consciente da informação.

Palavras-chave

Alfabetização Midiática e Informacional. Formação de professores. PEE-MA. Tecnologias. Mídias.

Autor(a) Correspondente
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