ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS APRESENTADAS NO PLANO EDUCACIONAL DO ESTADO DO MARANHÃO

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Título

ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS APRESENTADAS NO PLANO EDUCACIONAL DO ESTADO DO MARANHÃO

Autores:
  • Aline Borges Da Silva

  • Katiane De Jesus Souza

  • Mariana Guelero Do Valle

DOI
  • DOI
  • 10.37885/231014888
    Publicado em

    24/11/2023

    Páginas

    68-84

    Capítulo

    4

    Resumo

    O objetivo deste estudo é analisar no Plano Estadual de Educação do Maranhão (PEE-MA) a promoção da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) no contexto da formação continuada dos professores do Maranhão. Para atingir esse objetivo, foram elencadas quatro metas do PEE-MA que abordam em suas estratégias as iniciativas de implementação de tecnologias nas escolas maranhenses. A partir das análises realizadas, observamos que as estratégias apresentadas oferecem novas perspectivas em relação à promoção do acesso à informação através da implementação de políticas educacionais, incentivando o acesso e a leitura de obras literárias nas escolas. Conclui-se que é essencial considerar a formação de professores como um elemento chave no processo de ensino e aprendizagem para a implementação de recursos tecnológicos, midiáticos e informacionais no ambiente escolar. Além disso, ressalta-se a importância de propor ações e estratégias que promovam a AMI, bem como um olhar crítico e o uso consciente da informação.

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    Palavras-chave

    Alfabetização Midiática e Informacional. Formação de professores. PEE-MA. Tecnologias. Mídias.

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