ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS APRESENTADAS NO PLANO EDUCACIONAL DO ESTADO DO MARANHÃO
Aline Borges Da Silva
Silva, Aline Borges da
Katiane De Jesus Souza
Souza,Katiane de Jesus
Mariana Guelero Do Valle
Valle, Mariana Guelero do
24/11/2023
68-84
4
O objetivo deste estudo é analisar no Plano Estadual de Educação do Maranhão (PEE-MA) a promoção da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) no contexto da formação continuada dos professores do Maranhão. Para atingir esse objetivo, foram elencadas quatro metas do PEE-MA que abordam em suas estratégias as iniciativas de implementação de tecnologias nas escolas maranhenses. A partir das análises realizadas, observamos que as estratégias apresentadas oferecem novas perspectivas em relação à promoção do acesso à informação através da implementação de políticas educacionais, incentivando o acesso e a leitura de obras literárias nas escolas. Conclui-se que é essencial considerar a formação de professores como um elemento chave no processo de ensino e aprendizagem para a implementação de recursos tecnológicos, midiáticos e informacionais no ambiente escolar. Além disso, ressalta-se a importância de propor ações e estratégias que promovam a AMI, bem como um olhar crítico e o uso consciente da informação.
Alfabetização Midiática e Informacional. Formação de professores. PEE-MA. Tecnologias. Mídias.
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