ADAPTAÇÕES CURRICULARES E A SUA RELEVÂNCIA NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM SURDEZ

Code: 231014768
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Título

ADAPTAÇÕES CURRICULARES E A SUA RELEVÂNCIA NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM SURDEZ

Autores(as):
  • Disraely Da Silva Machado Fernandes

    Fernandes, Disraely da Silva Machado

  • Kaciana Do Nascimento Silveira Rosa

    Rosa, Kaciana do Nascimento Silveira

DOI
10.37885/231014768
Publicado em

24/11/2023

Páginas

50-67

Capítulo

3

Resumo

Objetivo: Analisar como as adaptações curriculares no âmbito da inclusão de estudantes surdos se torna perceptível no ensino regular. Método: Utiliza-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, a partir de levantamento bibliográfico e aplicação de um questionário on-line – criado pela plataforma Google Forms – enviado para um grupo de dez professores do mestrado acadêmico da 5º turma do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB-UFMA). Para a compreensão do objeto de estudo, utilizam-se, como embasamento teórico, trabalhos de autores, como: Apple (1999), Mantoan (2017), Quadros (2006), Gimeno Sacristán (2000), entre outros. Resultados: Apontam que as formações específicas e as metodologias para se trabalhar com estudantes surdos devem ser mais efetivadas, e que nesse contexto as adaptações curriculares, tanto na questão da Libras, quanto referente aos recursos utilizados pelos professores, façam parte da prática escolar. Conclusão: Torna-se necessário criar momentos didáticos que proporcionem ao estudante desenvolver as suas competências e habilidades, seja na escrita, seja na aprendizagem como um todo.

Palavras-chave

currículo, surdez, adaptações curriculares, libras.

Autor(a) Correspondente
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