A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES PARENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA INFÂNCIA

Code: 231215410
12
0
Título

A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES PARENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA INFÂNCIA

Autores(as):
  • Ana Clara Costa Gnanni

    Gnanni, A. C. C.

  • Raphael Curioni Raia

    Raia, R. C.

  • Diogo Fagundes Pereira

    Pereira, D. F.

  • Sylvio Pecoraro Junior

    Pecoraro Jr, S.

DOI
10.37885/231215410
Publicado em

01/03/2024

Páginas

28-46

Capítulo

2

Resumo

Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo compreender como que a maneira em que os pais lidam com as emoções dos filhos pode influenciar no desenvolvimento de competências socioemocionais infantis à luz da teoria do desenvolvimento psicossocial e da teoria do apego. Método: Revisão narrativa da literatura a partir da teoria do apego de John Bowlby (1907-1990), do desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson (1902-1994), de estilos parentais e das competências socioemocionais. Resultados: É possível observar que cada Modelo de Relação Parental pode influenciar de formas diferentes no desenvolvimento das competências socioemocionais das crianças, dependendo dos níveis de responsividade e exigência que cada um deles apresenta. Conclusão: variados saberes e práticas podem proporcionar um ambiente relacional mais saudável para crianças, o que contribui para um Desenvolvimento Socioemocional favorável.

Palavras-chave

competências socioemocionais, desenvolvimento infantil, modelos de relação parental, teoria do desenvolvimento psicossocial, teoria do apego.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.