A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES PARENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA INFÂNCIA
Ana Clara Costa Gnanni
Gnanni, A. C. C.
Raphael Curioni Raia
Raia, R. C.
Diogo Fagundes Pereira
Pereira, D. F.
Sylvio Pecoraro Junior
Pecoraro Jr, S.
01/03/2024
28-46
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Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo compreender como que a maneira em que os pais lidam com as emoções dos filhos pode influenciar no desenvolvimento de competências socioemocionais infantis à luz da teoria do desenvolvimento psicossocial e da teoria do apego. Método: Revisão narrativa da literatura a partir da teoria do apego de John Bowlby (1907-1990), do desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson (1902-1994), de estilos parentais e das competências socioemocionais. Resultados: É possível observar que cada Modelo de Relação Parental pode influenciar de formas diferentes no desenvolvimento das competências socioemocionais das crianças, dependendo dos níveis de responsividade e exigência que cada um deles apresenta. Conclusão: variados saberes e práticas podem proporcionar um ambiente relacional mais saudável para crianças, o que contribui para um Desenvolvimento Socioemocional favorável.
competências socioemocionais, desenvolvimento infantil, modelos de relação parental, teoria do desenvolvimento psicossocial, teoria do apego.
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